E o “Charlie” está salvo!

Charlie não é uma pessoa, mas um hardware + um software. Mais especificamente, Charlie é o nome de um sintetizador de voz feito e vendido pela SVI (Spectravideo), para MSX. O pacote é composto de um cartucho com o chip SSI263, da Votrax, capaz de sintetizar voz a partir de fonemas.

A parte de software é um disquete com um programa que converte texto (no caso, em espanhol) para uma sequência de fonemas e envia para o cartucho sintetizar. A extensão dos arquivos é SPA. Não se sabe se tem módulos para outros idiomas.

O pessoal  do site Z80ST Software recuperou o conteúdo do conjunto. Logo, eles disponibilizaram um arquivo compactado com o conteúdo do disquete que vem junto, assim como um PDF com o manual de instruções.

E antes que você fique animado em tentar clonar, vale lembrar que o chip custa US$ 65 por aí. Ou seja, muito caro para uma mera curiosidade.

Links para o artigo no blog da Z80ST Software, e no Konamito, daonde vimos a notícia (antiga, eu sei – mas dá um desconto!).

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.