Repórter Retro Nº 032

O Seu Repórter Retro

Bem-vindos a mais uma edição do Repórter Retro.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 32
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Giovanni e Juan
  • Duração aproximada: 95 minutos
  • Músicas de fundo: Músicas sortidas
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Repórter Retro Nº 032

  1. Obrigado por mencionar meu projeto de joystick pra MSX. A função PAD() é na realidade para ler os tablets digitalizadores (touchpads). A função para ler os paddles é a PDL().
    A propósito, existem duas razões pelas quais a Taito pode ter decidido por usar um Paddle que não segui a o padrão MSX: A primeira delas é comercial, afinal o projeto é o mesmo do Paddle do NES. A segunda é que o Paddle do MSX é relativamente lentro pois pode levar até 3ms para para digitalizar a posição do potenciômetro, o que é um tempo considerável num jogo rodando num ciclo de 16ms (60Hz). O paddle da Taito implementa um conversor analógico-digital rudimentar que demora até mais do que o do padrão MSX para fazer a digitalização porém esta acontece sem a participação do Z80 que só gasta tempo para ler serialmente o valor equivalente à posição do potenciômetro e já dispara conversão do ciclo seguinte do jogo.

  2. Faltou dizer que a versão que o Raposo mostrou no vídeo foi compilada com o ZBASIC, por isso ficou mais rápida.

    Sobre a Radofin, ela também fez o (raríssimo e não é hype de Mercado Livre / eBay) Aquarius II.