Exposição de micros clássicos na ETER – fotos e vídeo


Num belo dia, chega minha coordenadora e me pergunta se seria possível termos uma exposição de micros clássicos na escola onde trabalhamos, como parte da iniciativa UPInfoETER. Eu disse que sim, acertamos tudo e fizemos uma pequena exposição, que durou todo o dia 8 de novembro de 2017 (uma quarta-feira). Estiveram presentes alguns fudebas conhecidos e micros ainda mais conhecidos, como:

  • Sony HB-F1XV (MSX 2+), inclusive com GR8Net – carregando ROMs via Internet!
  • Commodore 128, cuja interface SD resolveu encrencar, e passou o resto do dia rodando Pole Position.
  • Al-Alamiah AX350 (MSX 2), o que deixou os alunos intrigados por ter o teclado árabe.
  • CP-400 (CoCo), que estava completo (inclusive com caixa), mas se recusou a funcionar.
  • CAPTAIN NTT (MSX 2), que tem memória no slot 0, então não consegui fazer muita coisa além de mostrar a tela de boot (ainda não tenho teclado p/ ele).
  • FM-Towns II, que foi a festa dos alunos – afinal, jogo, né?
  • Panasonic FS-A1ST (MSX Turbo-R), que foi ligado numa antiga TV CRT.

Ainda rolou uma farta distribuição de cartões do Retrocomputaria (espero que algum deles tenha servido para termos leitores novos), e uma breve palestra, apresentando todo aquele novo mundo para os neófitos. Segue o vídeo:

E voltamos em 2018!

 

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Exposição de micros clássicos na ETER – fotos e vídeo

  1. Muito bom. Parabens! Interessante ver como envelhecemos – 🙂 -, mas como os jovens se interessam. E um mundo muito diferente hoje, mas o encantamento continua…

    1. O curioso é q era uma quarta de tarde, e nesse horário eles n tem aula (tarde dedicada a reuniões dos professores). Eu pensei q seria + vazio, q n teríamos muito quórum, q eu poderia aproveitar e futucar na GR8Net… Ledo engano. N paramos quieto.

      O + doido é q falamos pro turno da noite… E um dos professores ficou mega-empolgado, estou tentando convencer um professor a comprar um MSX! Se eu conseguir, será o terceiro convertido à seita do fudebismo.

    2. O curioso é q era uma quarta de tarde, e nesse horário eles n tem aula (tarde dedicada a reuniões dos professores). Eu pensei q seria + vazio, q n teríamos muito quórum, q eu poderia aproveitar e futucar na GR8Net… Ledo engano. N paramos quieto.

      O + doido é q falamos pro turno da noite… E um dos professores ficou mega-empolgado, estou tentando convencer um professor a comprar um MSX! Se eu conseguir, será o terceiro convertido à retrocomputação na escola. Rumo à dominação mundial! 😀