Retrobright – a saga – parte 1 de 4 (o início e a descoberta)

Pois é, todo mundo (ou quase todo mundo) deve lembrar do meu primeiro post sobre retrobright, e minhas aventuras no universo do clareamento de plástico ABS. Ocorreu tudo muito bom, tudo muito bem… Mas o micro voltou a amarelar. Sim, meu SVI-738 (um MSX 1 da Spectravideo, modificado para ser um MSX 2) voltou àquela cor de “computador velho“.

Então decidi fazer um retrobright que fosse definitivo, ou quase. E fui à luta.

O início

A ideia desse post é comentar tudo o que eu aprendi a respeito do processo, e dar um passo a passo para vocês. Quem segue o Retrocomputaria lá no Instagram, viu algumas fotos do processo, mas não viram o resultado final (ainda). Então, senta que lá vem história.

Já que eu queria fazer um retrobright mais caprichado, a primeira coisa que fiz foi pesquisar sobre o processo. Felizmente o Youtube tem muitos, mas muitos vídeos sobre retrobright. Esse é um problema que acomete muitos videogames também. Logo, o pessoal do retrogaming (uma onda cada vez mais forte nos tempos atuais) foi à luta, e muitos fizeram vídeos explicando como fazer. Vi vídeos de outros entusiastas de retrocomputação clareando Amigas, teclados de Mac, Commodores 128 e muitos outros itens.

Eu não fiz um vídeo a respeito mesmo porque eu não sei editar vídeo, só áudio. E retrobright somente no áudio não dá muito certo. Portanto, tirei muitas fotos e resolvi escrever um tutorial mais caprichado.

Eureka!

De todos, o vídeo mais esclarecedor a respeito foi um dos últimos que vi, do canal The 8-Bit Guy. E ali eu entendi o que clareia realmente os micros: É o ozônio. Sim, ozônio, de composição química O3, também conhecido como o cheiro de terra molhada.

Mas, o que o ozônio faz? É ele que realmente clareia o plástico ABS. No vídeo, o 8-Bit Guy faz várias experiências com teclas vindas de um teclado de Mac. E ele usa vários produtos para clarear as teclas. O melhor resultado foi obtido com um saco plástico do tipo ziploc e um gerador de ozônio.

Mas o que acontece? Bem, eu sou da turma do Renato Russo, que canta “Eu odeio química!“. Tá, não odeio mesmo, mas não é minha praia. Pelo que eu entendi, a água oxigenada (H2O2) reage com a radiação UV (ultravioleta), e ao evaporar, libera ozônio. E ele é que clareia a peça.

Então, vamos ao processo… Amanhã. Mas eu deixo o vídeo que eu falei aí em cima para vocês assistirem.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.