Alfonso Azpiri (1947-2017)

Essa foi uma notícia que nos pegou de surpresa: Alfonso Azpiri, desenhista da maior parte das capas e caixas de jogos espanhóis dos anos 1980, faleceu, vítima de um câncer. Sua última aparição pública foi na RetroMadrid 2017, autografando versões impressas de suas ilustrações, que tanto povoaram a imaginação de várias crianças e adolescentes dos anos 1980, tanto espanhóis quanto de outros países (como nós, brasileiros).

Azpiri fez as capas de jogos como Army Moves, Viaje al Centro de la Tierra, Nonamed, Abu Simbel Profanation, Camelot Warriors, Phantis (ah, Phantis…), Titanic, La Corona Encantada, Cobra’s Arc, Metropolis, Game Over II, MOT e mais recentemente, o poster que veio na edição especial do jogo Ghost, lançado e vendido na 51a RU de Barcelona.

Azpiri não era só ilustrador, mas quadrinista também, e envolveu-se com cinema e outras manifestações artísticas. Vai fazer muita falta. Que a família e os amigos recebam nosso abraço, e possam ser consolados.


E se você clicou no link para ler mais, clique na imagem abaixo para ver uma versão ampliada dessa mesma imagem, com resumo dos trabalhos desse querido desenhista espanhol. E se você clicar na foto dele ali em cima, poderá ler o que o RetroManiac Magazine escreveu a respeito.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.