Mais sobre CD-ROM no MSX.

 

Falamos outro dia sobre o MSX da Sony com um CD-ROM embutido, lembram? Pois é, não foram só eles que fizeram isso. Philips e Toshiba também fizeram seus protótipos.

No caso da Philips, o CD-ROM era o CDR-X1000, com uma interface, a NMS-0210. Será que a Philips realmente fez essa interface, ou terceirizou? Se fez, deve ser o primeiro item de MSX que ela realmente produziu. E sim, foi esse aí em cima.

Abaixo temos uma foto de uma exibição feita em uma feira em Milão (Itália), a Milan SIM Show, em setembro de 1985. Temos um VG8020 (MSX 1), o CD-ROM e interface, e uma placa de uma interface serial (provavelmente outro protótipo).

Quanto à Toshiba, o modelo de drive era o XM-1000A, foi apresentado em outubro de 1985, e o MSX que foi usado para demonstração era o Toshiba HX-34, um MSX 2 com drive, 2 slots, teclado separado e um preço proibitivo.


Cortesia do BEEP! Game Center e do KlaxMSX, via Twitter.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Mais sobre CD-ROM no MSX.

  1. Atualmente tem como fazer isso e mais: usando uma interface MegaSCSI (tenho uma da ACVS) e nela ligo um DVD-ROM SCSI que funciona perfeitamente (infelizmente me falta um case para colocar tudo dentro).