Que tal um clone de ZX-Spectrum russo?

Ok, vários foram feitos. Mas com drive 3,5″ embutido e jeitão de MSX? Ah, esse aí vocês não viram! Dá o play no vídeo (em russo) aí em cima e curta.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Que tal um clone de ZX-Spectrum russo?

  1. Acho que todo entusiasta da retrocomputação deve estar ciente (vide matérias deste podcast) da grande façanha de engenharia reversa brasileira que foi a criação de um circuito integrado que cumpria todas as funções da ULA do ZX Spectrum original, façanha técnica do eng. Claúdio Cassens, então funcionário da Microdigital. Mas e quanto aos clones do Spectrum surgidos no leste europeu nos anos 80 e 90? Sei que muitos deles usavam dezenas de integrados como alternativa à este circuito customizado e inacessível à outros fabricantes que não fossem autorizados pela própria Sinclair mas será que, analogamente ao que ocorreu por aqui, em algum momento não foi criado por lá algum circuito integrado que cumprisse total ou ao menos em grande parte as funções existentes na ULA do spectrum original?
    Como são literalmente centenas de fabricantes e modelos fica difícil descobrir isso pelo google, se alguém tiver esta informação e puder compartilhar eu agradeço muito!