SSAFE da Apple

Comemorando o dia do π com um assunto que parece também não ter fim: a proteção contra cópia nos programas. Do reddit  vem a notícia de um usuário que estava fuçando no bazar do Seattle Goodwill quando folhas de papel timbrado com o logo da Apple saindo de uma pilha de livros chamou a atenção dele…

..ele folheou, comprou, digitalizou e disponibilizou sua descoberta!

Eram arquivos de 1979–1980 que pertenceram a Jack MacDonald, então Gerente Software de Sistema* para as linhas Apple II e Apple ///.

Os papéis contam a história do projeto S.S.A.F.E. — acrônimo de Software Security from Apples Friends and Enemies — uma proposta de um método interno de proteção contra cópias ilegais para ser vendido como um serviço para desenvolvedores externos.

São diversos memorandos, anotações de reunião e relatórios (ou seja, a documentação do projeto) sobre os diferentes esquemas e níveis de proteção considerados e como seria implementado no Apple II+ e posteriormente no SARA (o Apple ///) e LISA.

(*) Traduzido do termo “System Software” que diz respeito a programas que oferecem serviços a outras aplicações, englobando nesta categoria tanto o sistema operacional quanto como também firmware (BIOS) e dependendo do equipamento, até mesmo shells e frontends.

( Apple II Enthusiasts no Facebook )

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.