E como vai o documentário sobre os videogames no Brasil?

1983-o-ano-dos-videogames-no-brasil-134571

Falamos aqui faz um tempo sobre o documentário a respeito da história dos videogames no Brasil, no qual o Marcus Garrett está à frente, inclusive participamos do processo, indo lá no Kickante e empenhando o nosso sangue investindo um dinheiro para patrocinar o projeto. Então, como estão as coisas?

Resolvi então, na maior picaretagem, pegar um trecho de um email do Marcus Garrett, dizendo a quantas anda o projeto, e soltar aqui, para que vocês saibam o que vocês perderam. Vamos lá:

  • Estamos chegando ao fim da fase de gravação de entrevistas, afinal, já conversamos com mais de 40 pessoas, temos material mais que suficiente para contar a história que nos propusemos a contar. Infelizmente, uma ou outra personalidade da época ficará de fora por escolha própria, algumas pessoas simplesmente não querem se envolver mais com o assunto passados estes mais de 30 anos – e temos que respeitá-las. Outras, embora tenham atendido ao contato inicial, decidiram ignorar nossos pedidos e simplesmente não mais entraram em contato. Paciência. O importante é que temos um verdadeiro arsenal de informações para compartilhar com vocês!
  • Conseguimos, por intermédio do amigo Ricardo Silva (Odyssey Brasil), diversas propagandas e alguns spots de TV do Odyssey que a Philips, em parceria com a agência de publicidade J. Walter Thompson, criou para alavancar as vendas do videogame em 1983 e 1984. O material estava em uma antiga fita VHS e já foi devidamente convertido para o meio digital. Falamos de coisas como este fantástico spot para TV.

  • Após um ano, as negociações com a TV Cultura (imagens de arquivo) ainda não foram resolvidas. A pessoa que cuidava dos licenciamentos no CEDOC (Centro de Documentação) foi realocada, agora outro profissional está no setor. Ele prometeu que nos dará toda a prioridade possível e que manterá as condições (valores) iniciais. Estamos torcendo, pois queremos muito usar as imagens! Infelizmente, a emissora está passando por uma má fase, muitos funcionários foram demitidos etc.
  • Com a ajuda de diversos amigos país afora, conseguimos colaborações (vídeos feitos com qualidade profissional, geralmente em estúdio) de pessoas que representarão diversos estados e diversas regiões do país. Teremos gente de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Bahia e, se tudo der certo, Minas Gerais. Desde o princípio queremos mostrar nossa história em termos nacionais, não somente no eixo Rio-São Paulo. Nosso muito obrigado a todos que estão colaborando!
  • Outros trabalhos estão sendo finalizados em paralelo, tais como o tratamento de imagens e fotos, as capturas dos jogos, as animações ilustrativas e o roteiro, que está em permanente revisão. Se tudo der certo, em breve gravaremos a narração, em estúdio, com o dublador Flavio Dias.
  • Já rascunhamos uma ideia para um primeiro trailer do documentário, o material está todo decupado e selecionado para que o Artur, em breve esperamos, possa prepará-lo. Aguardem!
  • Em vista da demora recente para que pudéssemos realizar algumas entrevistas, o documentário não mais ficará pronto neste primeiro semestre. É chato, nós sabemos, mas pedimos paciência a vocês. O filme será lançado mais para o fim do ano, mas tenham a certeza de que estamos caprichando o máximo possível, estamos tentando fazer “milagre” com o orçamento que conseguimos via a campanha de crowdfunding.

Ah, ainda tem mais alguns vídeos soltos, como esse aí embaixo, que é um trecho de uma entrevista com o Sérgio Vares, do site Intellivision Brasil:

É, acho que veremos esse esperado documentário em 2017. Aguardemos!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “E como vai o documentário sobre os videogames no Brasil?