Slideshow do dia: a era de ouro da Compaq

Porque faz tempo que não postamos nenhum slideshow do Benj Edwards neste Retrocomputaria: o slideshow da Era de Ouro da Compaq, com máquinas entre 1982 e 1989, incluindo o Compaq Portable III, cuja foto decora este post por motivos de: monitor de plasma e de lado parecer uma torradeira gigante.

compaq-portable-iii

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Slideshow do dia: a era de ouro da Compaq

  1. Lembro-me bem de quando surgiu esse formato de “portátil” (arrastável) com o LCD ocupando a lateral de uma mala do tamanho de um gabinete mini-torre e o teclado separado. Era do tamanho de uma uma mala mesmo. Um dia em 1991, um representante de uma software-house apareceu em meu escritório com um desses (um clone nacional, claro, estou comparando o tamanho e formato) para falar do seu software de contabilidade. Pensei que ele ia viajar, de repente ele puxa um fio da mala e pede para ligar em uma tomada. Foi legal ele fazer a apresentação mas fiquei preocupado que ele infartasse devido ao esforço de carregar aquele treco pesado.

  2. Achei que a referência feita à tela de plasma fosse um sarcasmo com a precariedade tecnológica dos computadores da década de 80 (aos olhos atuais) mas…não! O monitor era mesmo de plasma! Segundo o site “oldcomputers.net” o display é:
    Display: 10″ gas plasma screen
    640 X 400 resolution
    80 X 25 text
    Pra época devia ser algo inacreditavel!

    1. O primeiro laptop que eu vi na vida era um Toshiba T3200SX 386, com tela de plasma monocromática vermelha, em 1990. Era um laptop no formato clamshell absolutamente lindo, mesmo para os padrões atuais. A tela vermelha era estranha, tinha baixa resolução e era lenta para atualizar a imagem, mas eu achei simplesmente coisa de outro mundo. Era como se colocassem uma nave espacial na minha frente. Claro que não era para meu bico, só consegui ficar usando por uns cinco minutos para instalar um programa que eu havia feito. O laptop era do dono da empresa.
      Naquela época as telas de plasma eram melhores que as de LCD que tinham muito menos brilho e contraste, muitas sem nem mesmo ter backlight, além de resolução menor. Claro que tudo monocromático, só fui ver um notebook colorido muitos anos depois.