GLFrontier : Elite 2 em OpenGL

glfrontier-1

Terminando nossa vibe de 68000 mas desta vez fazendo o contrário…

Há muito tempo atrás, na galáxia M-2006,  Tom Morton pegou a versão de Atari ST do jogo Frontier : Elite 2, “disassemblou”,  removeu as chamadas ao sistema operacional e o acesso ao hardware, converteu o código resultante em C (tipo assim, uma máquina virtual 68k) e fez as modificações necessárias para desenhar na tela usando OpenGL.

Para todos os efeitos, apesar dos gráficos bonitos, ainda é o mesmo código original do David Braben sendo executado, então é retro! 😀

Encontrei referência a isto numa publicação quase tão antiga quanto do pessoal do Fun with virtualization, achei interessante e resolvi compilar também para ver o resultado.

glfrontier-2

Bem, ao menos foi divertido e quem quiser fazer o mesmo (ao menos em um Ubuntu 16.04 LTS ) primeiro instale as bibliotecas necessárias:

$ sudo apt-get install libglu1-mesa-dev libsdl-dev libsdl-mixer1.2-dev

Baixe e descompacte o código, Inclua o parâmetro -lm no início da variável LIBS dentro do arquivo “Makefile-C” (na segunda linha), compile com make -f Makefile-C e aguarde terminar — aproveite para baixar e descompactar os efeitos e trilha sonora do jogo… 🙂

 

Acidentalmente eu apaguei um comentário ao invés de aprová-lo mas bastante informação sobre o jogo, inclusive os atalhos de teclado, estão disponíveis no Frontierverse.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “GLFrontier : Elite 2 em OpenGL

  1. Nossa cara eu fico muito emocionado. Vocês do retrocomputaria manjam muito de computação. Queria estar nesse nível. Vou começar perguntando o que seria uma máquina virtual 68k. Abracooooo!

    1. Ah tá, eh um emulador do 68000 certo? Achei que os 68k fossem a RAM.

  2. Muito legal mesmo! Frontier merece esta sobrevida!

    O site de Tom possui título com uma piada pronta:

    “GLFrontier Project Page!!!1”