Episódio 68 – Upgrade Time! – Parte B

retrocomputaria_vitrine_570x190

Sobre o episódio

Este episódio era pra ter saído antes, mas só saiu agora, porque… er… já viram algum upgrade sem problema nenhum? Então.

Nesta parte do episódio

Enquanto os contadores não reclamam que temos que economizar 10 centavos no upgrade, falamos de MSX2, MSX2+, as confusões da tabela ASCII nos MSX brasileiro, chips, memória, conversões de ZX e os Expert Plus; passamos rapidamente por TRS-80 Model 4, Amstrad CPC Plus e das últimas revisões do TI-99/4A, antes de passarmos para os 32 bits com os Amiga ECS e AGA e os Atari STE e, antes que reclamem, o Apple IIGS e o MSX Turbo-R.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 68
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Giovanni e Juan
  • Duração aproximada: 55 minutos
  • Músicas de fundo: Tem uns chiptunes do Adventure Time, que é o que lembramos; o resto das anotações sobre músicas de fundo foi sobrescrito no upgrade.
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 68 – Upgrade Time! – Parte B

  1. Este sistema de expansão dos Texas me lembrou os microdrives do ZX Spectrum… Falando nisso vocês deixaram as expansões/upgrades dos ZX de fora, desde as comuns interfaces Kempston, passando pela troca da ROM, botáo de reset, interfaces de drive, e de microdrive.
    No mais, gostei da série.
    Abraços!

    1. É que o psicólogo do João pediu pra gente não falar muito de Sinclair pra não agravar o quadro de depressão dele.

      Mas você tem razão, o método de “daisy-chaining” (“trenzinho da alegria”, em inglês) é rigorosamente o mesmo do TI-99/4A.