Desenvolvendo para o COSMAC num ATARI 8-bits

rca_cdp1802_pecom64

William H. Donnelly é um entusiasta do maravilhosamente bizarro microprocessador 1802 da RCA (aquele que foi ao espaço e aguenta explosões de bombas nucleares), desencavou e postou no grupo COSMAC ELF and 1802 Microcomputing no Yahoo!Groups — Sim! Tem grupo até disso — esta mosca branca aqui:

Não vi nenhuma referência disto em lugar nenhum, então pensei em divulgar caso alguém esteja interessado.

COSMATIC era um cross-assembler de 1802 que era comercializado para a linha de computadores Atari 400/800 em 1982. É uma coisa meio estranha de se criar, que dirá vender (como um produto legítimo para Atari), e de acordo com o autor eles não venderam muitas cópias, se é que venderam alguma. Ele foi idealizado principalmente para dar um início à divisão de software (?) deles, tipo botar algumas moedas no chapeuzinho de doações. O autor tinha experiência prévia com o 1802, então ele decidiu escrever esse software porque seria divertido e interessante.

O autor é John R. Powers III, que talvez alguns conheçam como membro da “Máfia de Ohio”. Este era um pequeno grupo de programadores de 1802 que escreveu a maior parte do software dos sistemas Cybervision comercializados pela Montgomery Ward em fins dos anos 70. Pegaram o projeto por sorte e trabalharam lá por um par de anos. Logo depois Powers foi para a Atari, na Califórnia, ganhou prestigio na empresa e levou a maior parte do grupo com ele. História interessante. Toda esta informação é comprovada, mas você vai ter que fazer suas próprias buscas se quiser comprovar.

Você pode baixar o software abaixo. Deu um certo trabalho pra abrir o fonte usando emuladores e utilitários online. Finalmente consegui, mas havia uns caracteres estranhos que eu limpei, então está talvez 99% exato. Pra quem não quiser mexer com isso, posso fornecer um ZIP dos arquivos. Entre em contato comigo em http://www.mdcccii.com.

Incluí um link para uma entrevista interessante em áudio e um artigo escrito pelo filho de Powers (em duas partes). Acho que os aficionados pelo 1802 vão achar isto interessante.

Powers mora não muito longe de mim, então talvez eu mesmo vá fazer uma entrevista focada no 1802. Ele menciona algo do trabalho na Cybervision na entrevista, mas fala mais da Atari. O filho dele fala sobre os anos na Cybervision em detalhes.


Depailler-Tyrrell-P34

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.