Episódio 63 – Dossiê Atari 8 bits – Parte B

retrocomputaria_vitrine_570x190

Sobre o episódio

Atari. 8 bits. Computadores. Sim, vamos falar deles.

Nesta parte do episódio

Depois de mais um interlúdio causado pela venda da Atari a Jack Tramiel e do massacre de arrumação, surge a terceira geração dos 8 bits (65XE e 130XE, com a porta PBI trocada pela ECI e o FREDDIE adicionado ao mix de SALLY, ANTIC, GTIA e POKEY) e o videogame derivado (XEGS).

E finalmente começamos a citar o software: ATARI BASIC, diversos aplicativos (mas não teve CP/M), diversos jogos (alguns melhores que no 2600 e no C64) e da “produtora do coração” (Lucasfilm).

Nos perguntamos onde os Atari 8 bits foram vendidos (spoiler: em diversos lugares nas Américas, na Europa e na Oceania).

E chegamos aos dias atuais, para dizer o que está sendo feito para estes micros clássicos nestes tempos modernos em que os computadores já nascem velhos.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 63
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Giovanni e Juan
  • Duração aproximada: 52 minutos
  • Músicas de fundo: POKEY moendo, self-test do XL y otras músicas más
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 63 – Dossiê Atari 8 bits – Parte B

    1. Jogos clássicos dos consoles e computadores Atari foram relançados para ST ainda na década de 1990, como é o caso de Moon Patrol e Space Invaders. Um hogo clássico dos 800/XL/XE que foi relançado é o polonês Robbo, como GNU Robbo, que pode ser rodado com gráficos aprimorados em Sony PSP, Windows e até GP2X. Poderia citar “Karateka” mas não vale 😛

  1. O “demo da Sabrina”, por acaso, é este (irritante de tão repetitivo) demo:
    https://www.youtube.com/watch?v=pixcjhqLq34
    http://www.pouet.net/prod.php?which=64326

    Também encontrei um ( https://www.youtube.com/watch?v=Plu64YncTp8 ) que usa imagens do clipe de onde tiraram os sons do primeiro demo.

    Aliás, quando busquei por vídeos apareceu, além dos demos acima, e do clipe cuja música e imagens foram usados nele (“Boys,Boys,Boys” https://www.youtube.com/watch?v=cxVLQLWIs_U ), um vídeo que eu fiquei me perguntando o que passava pela cabeça de quem produziu.

    O clipe original de “All of Me (Boy Oh Boy)” – https://www.youtube.com/watch?v=evEXt0Aaoew
    Que ideia bizarra foi essa de querer por a cantora para fazer poses sensuais, falar com um urso de pelúcia e fingir que toca vários instrumentos (incluíndo uma guitarra elétrica) em plena praia, tudo no mesmo clipe? Só faltou colocar a Sabrina usando um computador na areia, que nem o “Apple II que funciona movido a éter” citado em um dos últimos episódios!

  2. O conjunto completo do XEGS era acompanhado de teclado, pistola, o CX-40 cinza, Missile Command, BASIC e o programa de teste na memória e os cartuchos Bug Hunt (para jogar com a pistola) e o Flight Simulator II da subLOGIC (que a MS licenciou para converter para PC). O bacana do FS é que ele vinha até com cartas aeronáuticas (inclusive tenho que escanear para preservar).