A placa “definitiva” para saída de vídeo do MSX.

Procyon_cx5mUma dos prazeres dos “futucadores de hardware” é expandir a capacidade dos seus micros até muito além do que já foi feito. E o Maxim Vlasov, do site Meteor M, resolveu fazer com FPGA (ora, o que mais poderia ser?) uma placa que ele considera a definitiva para saídas de vídeo no MSX. Reparou a foto acima? Sim, saída HDMI. Aliás, sabe o que é melhor do que uma saída HDMI? Duas saídas HDMI, e essa placa tem. Então, o que achou? Segundo o autor, está para sair. Não sei se vai sair ou não, mas que é legal, é.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “A placa “definitiva” para saída de vídeo do MSX.

  1. Olá Ricardo!

    Eu sei que a semana foi puxada, que hoje é sexta-feira, estamos bem cansados, é bom ter um fim de semana pela frente.

    Mas antes, vamos fazer uma lição de casa sobre a Procyon.

    A Procyon não é uma placa de “saída de vídeo” para MSX.

    Trata-se sim de um sistema completo, que funciona em modo “stand alone”, desconectado de qualquer MSX ou outro computador.

    A Procyon usa FPGA e possui duas saídas de vídeo HDMI. Ela pode ser usada para projetos de eletrônica, robótica e até como placa de arcade.

    Por ser FPGA ela pode implementar outros sistemas, mas por hora o autor tornou a Procyon MSX2 “compatível”.

    Sim, você liga a placa na alimentação e ela pode rodar software de MSX2.

    AGORA, a parte curiosa é que a Procyon pode ser conectada num SLOT de MSX e aí sim, nesta configuração a placa serve ao MSX jogando o sinal de vídeo nas portas HDMI.

    Ok, note portanto que a Procyon é um hardware mais completo e independente do que uma mera “placa de vídeo com saída HDMI para MSX”.

    Portanto, creio ser um equívoco dizer que a Procyon é “placa de vídeo definitiva” para MSX. Tem coisa melhor no mercado, certo Tecnobytes?

    E pessoalmente acho saídas HDMI num MSX uma característica bem irrelevante. Consumir um slot só para isto? o_O

    Abraço!

    (Link para as especificações da Procyon: http://meteor-m.com/?page_id=48)

    1. Honestamente eu também acho que saída HDMI comer um slot… Besteira.

      Mas então a Procyon é como o Turbo Chameleon 64, do C64, p/ MSX?

      Seria interessante se fosse possível usar ambos em paralelo, o MSX e o Procyon, e não só puxar energia elétrica do barramento, apenas.

      Grato pelo esclarecimento.

  2. Eu não acho besteira, seria a solução para quebrar a barreira dos 15khz, não é todo mundo que tem um monitor compatível hoje em dia, e poder usar em qualquer tv atual seria o ideal, sem ter que usar video composto em lcd, pq fica muito ruim.