Episódio 63 – Dossiê Atari 8 bits – Parte A

retrocomputaria_vitrine_570x190

Sobre o episódio

Atari. 8 bits. Computadores. Sim, vamos falar deles.

Nesta parte do episódio

Falamos de como a Atari resolveu que deveria fazer computadores – e, depois, das dificuldades que ela teve por causa de suas decisões mercadológicas.

Comentamos do Atari 400 e 800, da diferença entre eles, das especificações, dos periféricos, da porta SIO e do festival de customizados: ANTIC, CTIA/GTIA, POKEY. Também falamos do software destes micros, com o ATARI BASIC.

Tentamos falar das sempre importantes mudanças das regras de radiofrequencia pelo FCC americano. E também falamos do Sally (6502 customizado pela Rockwell para a Atari) e dos Sweet-8 (Liz) e Sweet-16.

Não esquecemos da Guerra dos Micros do início de 1982 e seus efeitos sobre a Atari, como a nova geração dos micros de 8 bits (Atari 1200XL, 600XL e 800XL) e alguns projetos “secretos” (1600XL, Sierra, CARMEN, FREDDIE, KERI).

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 63
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Giovanni e Juan
  • Duração aproximada: 50 minutos
  • Músicas de fundo: POKEY moendo, self-test do XL y otras músicas más
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 63 – Dossiê Atari 8 bits – Parte A

  1. Ótimo episódio! Parabéns pelo trabalho de pesquisa e garimpagem.

    Vou ter que escurar este pelo menos umas quatro vezes até entender essa zona de nomes e projetos! A empresa era realmente enrolada…

    Vendo o Atari Museum, tem uns modelos de arcades com visual bem futurista.

    Ela chegou a fazer até PC’s 386! Infelizmente, acabou adotando o método que a Sega fez anos depois, abandonou o hardware para só se dedicar ao software, mas também com aquele console maluco (Jaguar), o que poderia acontecer mais né. Uma pena, a empresa que realmente se dedicava a desenvolver seus próprios chips e depois jogou tudo no lixo.

    Fico imaginando para aonde a empresa iria se o barco não tivesse afundado.

  2. Muito bom episódio, pra mim Atari além do que saiu no Brasil era só mais aquele vídeo game interessante do filme Cloak & Dagger (1984) .