Mosca Branca do dia: Gendata TI 8000

Marcos Velasco, do nosso grupo no Facebook, informa:

Gendata TI 8000Chegou agora há pouco um computador raríssimo e sinistro, pra fechar o ano com chave de ouro. Gendata TI 8000, do ano de 1986.

Gendata foi uma empresa Brasileira, mais especificamente de Belo Horizonte-MG e fabricou este computador estranho. O pouco que consegui de informação, a empresa era voltada mais pra área contábil e também era conhecida como Prolog Gendata.

Possui dois drives de 5 1/4, o drive A é o da direita e o drive B é o da esquerda, enquanto a maioria dos computadores da época era o contrário. O teclado possui um plugue incomum (eu nunca tinha visto um teclado com este plugue), veja fotos.

Ainda não entendi o motivo do computador vir com dois teclados com cores diferentes (um cinza e outro bege), veja fotos.

O monitor também tem um plugue incomum (que também nunca vi em outro computador). A parte de tras da placa-mãe é visível e possui um plugue específico para caneta ótica… resumindo: sinistro mesmoooo…

Se alguém tiver mais alguma informação sobre este micro “macabro”, eu agradeço. Tenho mais de 200 computadores e este é o mais estranho até o momento. Na placa mae dele tem escrito “Eletrotela Computadores e Sistemas Ltda.”

Gendata TI 8000 abertoAlguns chips que estou conseguindo ver a numeraçao: MC6845P, Z8400AB1 Z80A CPU, TMM2732D. Infelizmente o monitor não está ligando e por ele ter aquele conector estranho, vou precisar de alguém com bom conhecimento em eletrônica pra dar um jeito nele… mas ele está ligando e o drive A está acendendo e procurando por disquete.

Mais fotos aqui.

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Mosca Branca do dia: Gendata TI 8000

  1. Em uma busca rápida não achei detalhes sobre essa máquina. Agora no chutômetro, creio ser inspirado no Itautec i-7000. Jeitão de máquina pra rodar CP/M. Esse monitor deve ser um CGA/MDA por causa do MC6845P, este que também era compatível com caneta ótica.

  2. Cara, sou de Belo Horizonte, sei que esta empresa era especializada em automação comercial, estou mt curioso a cerca desse raro espécime ai… Vou ver se consigo algum contato da galera q trabalhou nesta empresa…

    1. Importação era coisa complicada nessa época, e um teclado basicamente serial um RX, CLOCK e GND cabem bonitinhos num conector fácil de achar em qualquer quitanda.