Domingão do Ag0ny: Livros!

hiroyuki_maeda_books_1-635x476Semana passada falamos da visita que o Javi Lavandeira fez a um evento retrocomputacional em Akihabara, também conhecido por muitos como a filial do paraíso na Terra. Esse evento foi o MyCOM Infinite PRO-68K, e entre outras coisas, ele conversou com um autor de livros, Hiroyuki Maeda, sobre seus livros sobre computação clássica e videogames no Japão.

Pois então, o Ag0ny comprou e resolveu analisar os livros.

O primeiro livro, The Nostalgic Hobby PC Guidebook, foi lançado em novembro de 2014, e cobre do kit da NEC, o TK-80, feito em 1976, até o fim do FM TOWNS, que foi em 1995. E ele fala muito sobre o Sharp X68000, sobre MSX e é claro, sobre o Tomy Pyutta (para alegria de alguns comparsas que cometem esse podcast que vocês conhecem). Além de falar de vários outros, claro.

hiroyuki_maeda_books_3
Um Sony SMC-777.

Já o segundo livro, The Oversea’s Game & PC Guidebook, saiu em abril de 2015 e o foco é em microcomputadores e videogames que são de fora do Japão. Logo, a primeira parte fala de videogames, tentando pegar todas as gerações, do Pong ao PS4. Na segunda parte, ele fala de computadores que só quem ouve o Retrocomputaria já ouviu falar…

hiroyuki_maeda_books_9
Um Robotron KC, da antiga Alemanha Oriental. Se você ouviu a gente falar do Leste Europeu, lembra dele.

Tem muito mais no blog dele, inclusive se você quiser comprar, ele oferece uma ajudinha. Clique aqui então para ler.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Domingão do Ag0ny: Livros!

  1. Livros interessantes, tem citado o Gradieca Experto e o HotBrit.
    Pena que é só para enfeite ou eu agendar meu curso de japonês o mais breve possível para poder depois comprar os fascículos.