Domingão do Ag0ny: MyCOM Infinite PRO-68K

udx.jpgE o Ag0ny foi a um evento retrocomputacional em Akihabara, o MyCOM Infinite PRO-68K. Segundo ele, foi um evento pequeno, mas em se tratando de Japão, qualquer centena ou duas de pessoas é um evento “pequeno”. E o que rolou? Bem, uma palestra de Mikito Ichikawa, presidente da Mindware (japonesa – existe uma Mindware nos EUA), além de uma exposição, venda de material, etc. Iremos fazer um apanhado geral, mas se eu fosse você, ia depois no blog dele para ler tudo.

Antes de tudo, se você clicar nas imagens abaixo, você corre o sério risco de vê-las ampliadas. Aproveite que não é todo dia.

Uma das conversas que ele teve foi com Hiroyuki Maeda, que publicou alguns livros sobre micros clássicos e consoles. O próprio autor levou um Famicom com controles e alguns jogos para que os visitantes jogassem.

hiroyuki_maeda_books_1-635x476
Olha só qual é o micro que está na capa do livro da direita! Já gostei dele.

E lembra quando anunciamos a abertura da BEEP Akihabara, aquela loja com muito material de MSX, inclusive com vários Pioneer PX-V60 nunca usados? Pois então, lá eles estavam. E resolveram exibir várias versões de Pac-Land, rodando em diferentes plataformas: Num NEC PC-8001mkIISR, num Sharp X68000, num Twin Famicom, num PC Engine Core Grafx e por último, a placa de arcade original. Além disso, alguns folhetos sobre a loja.

mycom_infinite_pro-68k_akihabara_beep
BEEP Shop!

Entre outros, ele foi no estande do grupo Rabbit Soft Worker’s e encontrou 2 jogos NOVOS à venda para o MSX turbo R: Secret Design of the HEARTS -DREAM DROPS- e Product of the HEARTS -In the 6th sense-. Não sei daonde os japoneses tiram esses nomes malucos, mas só sei que os manuais, segundo o Ag0ny, eram de primeira linha, assim como a embalagem do jogo. Como MSXzeiro, ele comprou.

mycom_infinite_pro-68k_rabiit_soft_workers_4
Bonito, né? E tome japinha de roupa de colegial.

Ele ainda viu um Sony Hit-Bit SMC-777C (não, não é MSX), um belo Sharp X1turboIII e um National (Panasonic) JR-200(também não é um MSX). Ah, o @ORION80 levou um Commodore Amiga 500 para lá. Os Amiga não são lá muito comuns no Japão, diga-se de passagem. E ele rodou Pac-Land no Amiga também. Ah, tinha um Atari 1040ST por perto também.

Querendo ver mais fotos e informações… Clique aqui para ir ao blog do Ag0ny e se perder nas imagens.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

8 pensou em “Domingão do Ag0ny: MyCOM Infinite PRO-68K

  1. Poxa, cada equipamento legal.

    Aquele controle tipo arcade na foto do beep shop é exclusivo para estas plataformas ou serve em qualquer equipamento?

    Oh saudades dos tempos do Arcade. A lan house dos anos 80 e 90.

    Existe algum documentário sobre o msx em geral e que aborda estes locais mágicos no japão.

    Já pensou o repórter retro fazendo uma matéria em Akihabara. É ficar como o urso do pica-pau.

    1. George, controles de arcade n é nenhum mistério, eu mesmo montei um pros meus MSXs, e eu sou uma ZEBRA em termos de solda. Só ter um mínimo de habilidade e comprar as peças certas. Mas já tem um monte desses prontos, p/ usar em todas as plataformas, do Atari ao PS4.

      N conheço nenhum documentário em vídeo sobre o MSX, apesar de já ter ouvido gente interessada em fazer – aqui no Brasil. Mas entre querer e fazer, existe um percurso longo…

      Qto a uma matéria em Akihabara, é um velho sonho de alguns de nós e vez por outra tem gente falando em montar um grupo p/ organizar uma viagem pra lá. Se vai sair ou não, eu n sei. Mas bem q eu gostaria de ir.

      O problema é q teria q ser um videocast, e a nossa carranca feia na tela iria estragar tudo! 😀

      1. Também montei um controle de arcade para meu MSX, também serve para o X68K, Atari e Master System.

        Já passou da hora de fazer um documentário sobre o MSX, será que o Garrett não topa fazer um depois do outro que já está em produção? Tem que agilizar isso logo, o tempo passa para todos…

        Montar um grupo para ir à Akihabara? To dentro, só preciso fazer o curso de japones que tanto preciso (inglês é o kct, eu gosto é de japones).

        1. Com certeza, se juntar o quanto de histórias e curiosidades que o pessoal aqui do retrocomputaria nos brinda nos casts é matéria para filme alá tarantino.

          É muito justo uma homenagem ao MSX, representou toda uma geração e seu legado é inestimável. Infelizmente essa geração vive do imediatismo, da obsolescência programada de 6 meses.

          E os brasileiros têm todo o merecimento para tal documentário, são guerreiros, numa época de restrições absurdas. É neste povo brasileiro que eu acredito, que faz acontecer, que passa os limites, faz da paixão e autossacrifício ao um ideal.

          É neste sentido me preocupa, pois quanto mais tempo se passa vai ficar mais difícil produzir, as pessoas vão envelhecendo, outras partindo. Muitas grandes mentes e suas histórias podem ficar sem registro.

          Pessoal, façam um patreon ou Kickstarter, sei lá, eu com certeza vou contribuir, isso não pode deixar o tempo levar, como muitas aqui no Brasil acontece, seria injusto demais.

      2. Em um futuro próximo pretendo montar um média center e integrar alguns emuladores, dai um controle desse seria ótimo.

        Eu cheguei a ver alguns prontos, mas o preços dependendo do modelo é obsceno.

        Nem precisa mostrar o rosto, só o privilégio de poder andar por aqueles corredores mágicos, falando de cada produto e curiosidades, cara é demais.

        É um túnel do tempo nostálgico.

        Não sei como eles são para produtos deste tipo em permitir gravar na loja, eu sei que algumas lojas não deixam filmar, mas se é específico e do humor do dono não sei.

Os comentários estão fechados.