Conserto de drive do Apple IIc+

a2cplus_1

O Apple IIc Plus é o único modelo de Apple II a sair de fábrica com um drive de disquetes de 3,5″ (o IIGS seria o segundo se o Mark Twain — ROM4 — não tivesse sido cancelado).

Assim como os Macintosh a ejeção da mídia nele é feita de modo eletrônico. Ou seja, o computador “pede” que o disco seja ejetado, a unidade aciona um terceiro motor (o primeiro gira o disco e o segundo movimenta a cabeça) que destrava o mecanismo e empurra o disco para fora.

Há algum tempo notei que o drive do meu IIc+ tinha parado de ejetar os discos e perguntando no grupo Apple II Enthusiasts do Facebook e me explicaram que era algo muito comum e que uma das engrenagens do motor de ejeção havia quebrado. Mas havia solução, ou melhor, duas: a primeira substituir o drive e a outra substituir somente a peça com defeito (o motor do mecanismo de ejeção).

A primeira seria mais fácil mas eu precisaria pesquisar um modelo que funcionasse corretamente (os drives de 3,5″ dos Apple II e dos Macintosh são parecidos mas não iguais — eu diria que quase compatíveis em alguns casos), a segunda seguiria uma mesma linha de desenvolvimento se não fosse pelo fato de não ter jogado fora o drive original do IIc+ aqui!

Explico (versão curtíssima), o meu Apple IIc+ veio com o acionador detonado, pesquisei e descobri que unidades de 800K (DD) para Macintosh da SONY poderia funcionar, achei um sujeito no Mercado Livre vendendo, comprei mas não funcionou, recorri ao eBay, comprei uma unidade de 3,5″ compatível com o Apple IIc+ (a A9M0106), chegou, desmontei, coloquei no computador — funcionou — , peguei o drive do ML e coloquei no gabinete vazio — também funcionou — consertei o problema e ainda fiquei com dois drives!

Então tomei coragem para ver como fazer a substituição, aliás eu não fazia a menor ideia do que me esperava, logo a primeira coisa a fazer seria identificar a peça:

a2cplus_2

Do lado esquerdo está o drive que não funciona e no lado direito o drive ainda instalado no computador. Em verde, aquilo que eu precisaria substituir e, olhando com calma, só precisaria retirar dois parafusos e soltar um conector:

a2cplus_3

Este é o mecanismo com defeito, nele a engrenagem (na parte de baixo) gira normalmente quando você o empurra, o normal é permanecer imóvel.

Substituído o mecanismo é hora de testar!

https://youtu.be/8ohLohhaqsA

E funcionou!

Meu próprio “Rise from your grave” 🙂

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Conserto de drive do Apple IIc+