Gene Amdahl vai construir mainframes celestiais

GeneAmdahl

No longínquo dezembro de 2013, quando começamos a falar do trabalho de recuperação do IBM 1401 que virou cobaia de Ken Shirriff, publicamos esta simpática foto. Este senhor era Gene Amdahl e não está entre nós desde terça, é importante o suficiente para ter obituários no New York Times e na Bloomberg e de ter uma homenagem da ACM.

Gene Amdahl é uma figura seminal do mundo dos mainframes, não apenas por ser o pai do seminal (e não apenas para os mainframes!) System/360, mas também, depois de sair da IBM e fundar a Amdahl Computer, criar o conceito de computadores plug compatible (por exemplo, era possível tirar um IBM 360 ou IBM 370, colocar um Amdahl 470, replugar os periféricos e pronto, tudo estaria rodando perfeitamente)

Também é o criador da Lei de Amdahl, que nos lembra dos limites da computação paralela, e da definição do termo FUD (Fear, Uncertainty and Doubt) como nós conhecemos hoje em dia.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Gene Amdahl vai construir mainframes celestiais