Homenagens ao MSX em Metal Gear Solid V

Está um falatório danado a respeito de Metal Gear Solid V – The Phantom Pain, inclusive um podcast nerd famoso fez um episódio só falando de Metal Gear (*) recentemente.

Mas vamos ao que realmente importa para nós, que são referências ao mais mágico dos microcomputadores, o MSX.

O Kojima nunca escondeu que o MSX teve um papel fundamental na sua carreira, Em entrevista dele ao jornal inglês The Guardian (parte 1 e parte 2), ele deixou bem claro que “se não houvesse MSX, não haveria Metal Gear“. A história que deu origem ao jogo está lá no podcast, vocês já devem ter ouvido.

Pois é, agora, com a saída dele da Konami, no último jogo da série Metal Gear em que ele produziu, estão lá algumas homenagens ao MSX. Olha só esse vídeo aí embaixo:

Reconheceu o gravador cassete? É um SDC-500 Bitcorder, da Sony, usado amplamente com os MSX. E o micro do lado? É um Sony HB-F1, um MSX 2 da Sony, para ser exato o primeiro modelo de MSX 2 feito por ela. E viram o que está escrito na fita? Operation Intrude N313, o nome da missão para o qual Solid Snake é enviado, em Outer Heaven, no Metal Gear 1. Ainda tem a luz azul da tela, que é a cor do boot padrão dos MSX 2 em diante.

O que dizer a respeito disso? Eu diria apenas obrigado. Não só ao Kojima, mas ao Meits, MSXzeiro holandês que montou esse vídeo aí em cima, mostrando as referências.

E quando teremos um Snatcher novo, falando nisso?

(*) Aposto que esse pessoal, desse podcast falou muita besteira, como que a saga começou no NES, e não no MSX. Não, ainda não ouvi, e nem vou por link aqui, não vale a pena.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Homenagens ao MSX em Metal Gear Solid V

        1. Eu tenho uma opinião muito particular sobre o Nerdcast, sobre a qualidade do material apresentado e seu público-alvo. A qualidade técnica é muito boa, mas não posso dizer o mesmo a respeito de pauta, e eu nunca fui o público-alvo deles. Então…

          1. Você queimou a língua sobre teu obs, Ricardo! 😛

    1. O problema é q iremos falar apenas de MG1 e 2, pq os Metal Gear Solid são todos depois do nosso “ponto de corte”, q é 1995.

      Mas falamos um pouco de Metal Gear no episódio 57… Eu acho! 😀

  1. Belíssima e justa homenagem de Kojima ao MSX e às origens da série.

    O detalhe da luz azul foi muito bem sacado.

  2. Converti o breve trecho de áudio da fita para .cas mas não tinha nada nele. Uma pena. Bem que poderiam ter codificado algo ali, como um website, um código secreto…