O desafio do Venix/86

winchester_unix
propaganda do VENIX

O blog Fun with virtualization é uma verdadeira loja de doces para quem se interessa por plataformas clássicas e bits escovados em pelo de texugo. Melhor, é uma verdadeira loja de doces exóticos onde sempre podemos nos deparar algo antigo ao qual éramos totalmente ignorantes.

E a “novidade” é um tal de Venix/86. Não é XENIX e eu não escrevi errado! Ele era um clone de UNIX Version 7 lançado em 1983 pela empresa estadunidense VenturComm e que rodava nos IBM PC-XT, clones e uma vítima quase desconhecida da Home Computer Wars, o Texas Instruments Personal Computer, o TIPC.

Agora que os personagens foram apresentados fica mais fácil prosseguir.

Como convidado no blog o Tenox informou que por pura falta de tempo para brincar de arqueologia(sic) ele estava disponibilizando os arquivos do Venix/86 e lançando um desafio para o primeiro que:

  1. Conseguisse fazê-lo rodar em qualquer emulador de PC-XT;
  2. Compilasse o Aclock;

  3. Enviasse a ele o binário do Aclock e os arquivos da máquina emulada e

  4. Publicasse a façanha em seu blog!

O primeiro a conseguir levaria como prêmio a quantia de USD$ 100,00 e o vencedor foi… Jim Carpenter! Parabéns para ele. 😀

venix15
E nos bons tempos o root não precisava de senha

Dica : Não fiquem apenas das duas publicações do blog, desçam e acompanhem os comentários.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.