Hello (world) from 1959

cobol_pals

O que poderia servir para ligar o Google Chrome e Grace Hopper? Ou, melhor, sendo um pouco mais mais preciso, o engine V8 desenvolvido para este navegador web e a linguagem de programação concebida por esta marinheira com alma de pirata?

Apesar do que possa parecer não estou falando de embarcações e sim de Node.js! E calma que já explico…

…um programador romeno chamado Bizău Ionică resolveu construir uma ponte para ligar estas duas tecnologias e fez um interpretador de código COBOL para Node.js, ou seja, o seu programa em javascript repassa seu código para GNU/COBOL que compila, executa e devolve o resultado! Duvidam?

Na página do projeto no GitHub há alguns exemplos mas preferi fazer o meu a partir deles:

https://gist.github.com/plainspooky/94eda6361238e2210c19

E não é que funciona mesmo?

1959

( ArsTechnica )


A foto que ilustra a publicação é uma adaptação da “50 years running COBOL” e pertence ao National Museum of American History.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Hello (world) from 1959

  1. Excelente post.

    Parabéns pelo código. Sweet! 🙂

    Acho que esta ponte pode ser muito bem explorada em aplicações corporativas.

    Afinal, por mais que as pessoas queiram o contrário, COBOL está vivo, muito bem obrigado, e é uma prova de linguagem de programação bem-sucedida!

    1. Cobol soa hoje para nós que conhecemos linguagens de programação mais sofisticadas como o latim se apresenta para a língua portuguesa.