Windows 1.0.1 em hardware atual

Especialmente para o Cesar (o autor do post anterior), resolvi fazer um vídeo do Microsoft Windows 1.0.1 rodando “gloriosamente” em hardware real* e atual. E só precisei acrescentar um acionador de disquetes (USB) ao equipamento! Realmente algo a mais para nos dar razão quando dizemos que: velho é o seu (e também o meu) PC!

(*) Exatamente um notebook Lenovo G40.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Windows 1.0.1 em hardware atual

  1. Nunca tinha visto esse rodando, só conheci o 3.1 pra frente.
    Será que roda num i7? Se rodar, prova que o PC é uma velharia mesmo! 😀

    1. Está rodando num Core i5 e nem parece estar aproveitando a velocidade :-/

        1. Acho que “dd if=imagem_de_disco.img of=[dispositivo do pen-drive]” no Linux deve funcionar, mas não tenho como testar (meu pen-drive ficou em casa).

  2. Legal que o fundo do desktop já era aquele verde desbotado que segundo a lenda era a cor do papel de parede dos escritórios da microsoft.

  3. Incrível a compatibilidade do BIOS se manter durante todo esse tempo!

    Não lembre se é nessa versão ou na 2.0, mas aquele logo da Microsoft que aparece ao carregar o Windows tem uma animação, que não se vê devido à velocidade do hardware ser muito maior que os daquela época. As linhas pares e ímpares da imagem vêm de cada lado da tela e se juntam formando a imagem. Mais ou menos parecida com a do boot do MSX2+.

  4. Em 1988 tentei rodar uma cópia do Window 2.0 em um PC-XT e ele não rodou porque a interface CGA não tinha o número mínimo de cores necessários. O próprio sistema exibiu uma mensagem avisando do fato. Será que o Windows 1,01 rodava com a placa CGA?

    1. Será que foi mais uma das reviravoltas da Microsoft? Isto é, tirar o suporte ao Windows 2.0 e trazê-lo de volta no Windows 3.0? Com certeza o 3.0 tinha suporte para monitores CGA e Hercules, no 3.1 o suporte a CGA foi removido (mas era possível usar o driver do 3.0) e no 3.11 eles removeram todos os modos de vídeo folclóricos e só ficou o VGA & Cia.

      1. Em 1999 eu tinha um K6-II de 300mhz, rodava Windows 98. Um dia meu monitor VGA queimou. Eu instalei uma placa CGA e peguei o monitor do XT, que tenho até hoje. Coloquei windows 3.11, os drivers CGA, usava o Trumpet para conectar a internet e usar o ICQ. Cheguei a fazer algumas screenshots, deve estar em algum cd antigo de backup…