O Windows 1.0 saúda o Windows 10

Hoje é o lançamento oficial do Windows 10?

Nós do Retrocomputaria Plus aproveitamos para falar do…

Windows1.0

…Windows 1.0!

Quer algo pra ler? Tem a resenha do Softpedia.

Ah, você prefere vídeos? Então lá vai! (O segundo vídeo está em turco, mas tem um monitor CRT, então ganha pontos)

https://www.youtube.com/watch?v=GpuzKfvr56c

Ou talvez você prefira ver mães testando sistemas operacionais.

E, claro, tem as infindáveis screenshots que o Nathan coletou na sua galeria de GUIs. Lá tem uma imagem de disco bootável de 1.44MiB dele!

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “O Windows 1.0 saúda o Windows 10

  1. Muito interessante ! gostei demais da lembrança !
    Quando o Windows saiu era apenas uma interface gráfica em cima do DOS, que ainda fazia muito em vista das limitações dos PC da época.

      1. Correto… só que eles tentavam enganar, desabilitando aquela opção do CONFIG.SYS (era lá mesmo? Não lembro) que permitia dar boot direto no DOS em modo real. Ou seja, era o pior de dois mundos: você tinha os defeitos de rodar Windows acochambrado sobre modo real e não tinha a vantagem de poder rodar DOS puro. Por isso acho que o nome completo dele era Windows Millennium Edition Research Development Advanced.

  2. Muito Bom. Infelizmente não cheguei a utilizar na época do lançamento. Somente a um tempo atras por curiosidade baixei a imagem para testar. Comecei usando o Windows 3.0 e DOS 5.0. Mas é bom ver aonde o sistema chegou. Daqui a pouco estarei usando a versão final do Windows 10 que está baixando. Que eu tenha sorte.

  3. Rodei essa versão no meu XT com CGA, mas não tinha muita utilidade, já que praticamente não existiam softwares para ele. Era mais uma versão alfa do que outra coisa.

    Lembro de ficar tentando reduzir o tamanho das janelas sem nunca descobrir como. Veja que os ícones correspondentes estão nos seus cantos, mas a Microsoft teve que tirar a função, pelo que se sabe, por questões legais. Nessa época quem quisesse ter janelas com tamanhos personalizados tinha que comprar um Mac.