E foi-se Satoru Iwata…

Satoru IwataBem, se você está minimamente atento ao falatório recente, nas comunidades gamers, em grupos de WhatsApp, deve estar ciente do falecimento do presidente da Nintendo, Satoru Iwata.

Você deve saber também que ele foi o quarto presidente da Nintendo em pouco mais de 100 anos, e lançou o Wii e o Nintendo DS… Mas afinal das contas, o que ele tem a ver com retrocomputação?

Pois é, ele começou sua carreira no desenvolvimento de jogos na HAL Laboratory, que todo MSXzeiro conhece, devido a criações como o Halnote, Eggerland Mystery, Gall Force, Hole in One, Inspecteur Z, Dunk Shot e principalmente Rollerball, jogo que o próprio Iwata desenvolveu.

Olha o nome do homem ali, como produtor!
Olha o nome do homem ali, como produtor!

Aliás, em 1983 ele era o coordenador de desenvolvimento da HAL, então ele tem importância no desenvolvimento da maioria dos jogos (senão todos) q saíram para o “computador japonês das três letrinhas”.

Nossos respeitos e sentimentos à família, e a toda a comunidade de fãs do trabalho desse sujeito genial, que veio da HAL para a Nintendo e marcou história na indústria de videogames, que atualmente anda tão “mais do mesmo”… Mas isso é outra história.

“No meu cartão de visitas, eu sou um presidente corporativo. Na minha mente, eu sou um programador de jogos. Mas no meu coração, eu sou um jogador”

— Satoru Iwata

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “E foi-se Satoru Iwata…