Donkey Kong, edição #LoveWins

ChangedKongJohn “Sockmaster” Kowalski, o autor do insanamente fiel port de Donkey Kong para TRS-80 Color, anda brincando de alterar o layout dos níveis do DK original de arcade. Uma das brincadeiras loucas que ele anda fazendo você pode ver aí do lado.

Enquanto ele se divertia fazendo esteiras e elevadores irem aonde não deveriam ir, em notícias totalmente não relacionadas, a Suprema Corte dos EUA aprovou o casamento igualitário em todo o país. Houve celebrações em todo o mundo, talvez a mais visível de todas o app que o Facebook criou para as pessoas arcoiriszarem seus avatares.

Nosso supracitado amigo Sockmaster… bem, ele resolveu ir além.

RainbowKongA princípio, foi exatamente o que parece. Ele pegou um screenshot do primeiro nível do jogo, tingiu as seis plataformas para fazer um arco-íris e fez disso sua imagem de perfil. Criativo! Só que aí começou o brainstorm

E se isso fosse jogável? Será que daria pra alterar as ROMs do jogo para que ele ficasse desse jeito? Bem, dado o nível de habilidade Lorde Sith que o fiadamãe tem, o resultado só podia mesmo ser este:

E calma que melhora: esse hack é totalmente compatível com outro hack que inverte as posições da Pauline e do Mario. O povo já está cogitando de fazer o Mario salvando o Luigi, ou a Pauline salvando a Princesa Peach. E lembrando: tudo isso pode ser rodado em máquinas Donkey Kong de fliperama, legítimas da época, bastando apenas pegar alguns chips substitutos (de fácil obtenção) e reprogramá-los!

RainbowKongPaulineSavesMario

Internet, sua LINDA!

(Via Facebook)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Donkey Kong, edição #LoveWins

  1. Hackear arcades antigos é bem legal. Não é só de dump para rodar em emuladores que o pessoal vive.

    Vamos ver se esses hacks cai na internet para todo mundo ter acesso às modificações.

    Iria fazer uma piadinha mas agora todo mundo usa justificativa para te processar, não vou fazer. O mundo está ficando cada vez mais chato e forçadamente correto. 🙁

  2. Belo hack! O cara é fera mesmo! e por falar em donkey kong por acaso existe algum port da versão do colecovision para o MSX 1? Pergunto isso porque embora exista uma versão para MSX, o visual é meio tosco, principalmete o sprite do gorila que é monocromático; já a versão do colecovision é bastante fiel à do arcade, bonita mesmo! e, pelo que me consta, o MSX 1 e o colecovision tem um hardware (com exceção dos processadores de áudio) praticamente idênticos (Z80, VDP)

    1. Você pode tentar usar o MISSION no MSX pra ver se ele executa a versão do Coleco.

      1. giovanni valeu a dica! nunca tinha ouvido falar do MISSION, presumo que seja um emulador de colecovision para MSX? vou procurar e ver se isso funciona, abraço!

          1. Marcelo: Sei que lá fora alguns usuários andaram adaptando vários jogos clássicos de coleco e sega SG-1000 para MSX (jungle hunt, mikie, etc.) e inclusive estão vendendo no formato de cartucho para MSX!! Vou checar, derrepente este port do donkey kong até já foi feito! Abraço!

  3. Belo post Juan! Além do assunto ser por si só obviamente muito interessante para todos que acompanham o blog, tem também a dimensão humana envolvida porque está inserido neste louvável movimento (#LoveWins) acredito que toda e qualquer contribuição neste sentido, como por exemplo a sua de divulgar isto, é sempre muito importante e soma forças para buscar uma sociedade mais tolerante e inclusiva à todos. Abraço!