(Mais uma) receita de bolo pra fazer o seu joystick estilo arcade

Dada a foto abaixo, talvez você tenha suspeitado que o autor Graham Axten tencionou usar seu joystick feito em casa num Commodore. Lembrando que Ataris também usam a mesma pinagem de joystick, mas não é aconselhável deixar um segundo botão habilitado na pinagem errada — você pode queimar um chip dentro do seu console.

Joystick Commodore CaseiroPor outro lado, achei lindamente ovo-de-colombiana a ideia de fazer o segundo botão equivalente ao manche pra cima, pra jogos que usam esse movimento como pulo. Com a chavinha do lado selecionando se este fica desligado (vide aviso acima), ou padrão Commodore 64GS, ou manche pra cima. Tomando cuidado redobrado com a pinagem, dá pra adaptar pra outros consoles com joystick digital de 2 botões (MSX, SG-1000, Master System…)

A caixinha que ele usou pode ser comprada aqui.

(Retro Games Collector)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “(Mais uma) receita de bolo pra fazer o seu joystick estilo arcade