RISC OS Pico: a experiência moderna de bootar no (BBC) BASIC

pico-cardNós falamos do RISC OS Pico assim, meio de passagem, quando falamos dos 50 anos do BASIC: uma versão mínima do RISC OS para Raspberry Pi, que boota diretamente no BBC BASIC V, e que vem de bônus com diversos exemplos E o livro completo “First Steps in Programming RISC OS Computers”, de Martyn Fox.

Faltava a oportunidade de testar… e a oportunidade apareceu, lá fui eu descompactar o conteúdo em um cartão SD formatado em FAT1 e ligar a pequena framboesa.

Raspberry Pi bootando RISC OS PICO no BBC BASIC
Raspberry Pi bootando RISC OS PICO no BBC BASIC. O modelo é o B original, de 256MB. O vídeo é composto mesmo (HDMI não é retro o suficiente). Prometo que da próxima vez coloco dentro de um teclado em vez de botar uma caixinha dessas.

Se o objetivo da RISC OS Open era recriar a experiência dos home computers, conseguiu: o boot é bem ligeiro e vai direto no interpretador BASIC, esperando suas ordens em linhas de comando2.

Estão lá as linhas numeradas, o comando EDIT para editar seu programa BASIC em full-screen, os diversos comandos usando estrela. Quem tem experiência com o BBC BASIC, seja nos Acorn de 8 bits, seja em algum Archimedes ou RISC PC, vai se sentir em casa – o resto do mundo, no qual eu me incluo, muito mais acostumado com o Microsoft BASIC, vai apanhar um pouquinho.

Mas como é trabalhar com ele?

É, tipo, como se fosse um micro clássico que tomou doses muito acima do normal de whey protein e batata doce e começou a berrar VEM MONSTRO. Todos os programas em BASIC rodam visivelmente mais rápido, o que faz você tentar coisas que demorariam muito tempo, ou nem conseguiria, num micro de 8 bits.

Além disso, ter linhas numeradas (ao contrário do BBC BASIC para Windows ou mesmo do próprio interpretador para RISC OS “full”) tem tudo a ver com a experiência retro que o Pico quer oferecer.

E, claro, tem todas as facilidades que o BBC BASIC te dá, como os comandos iniciados por estrela, um editor etc etc etc.

Mas, peraí, você testou MESMO?

Como estamos na internet e as pessoas só acreditam vendo, fiz um vídeo executando alguns programas. Queria agradecer particularmente ao Lisias Toledo, por alguns programas (entre eles o Crivo de Erastótenes), o autor deste vídeo por me salvar no Mandelbrot e ao Hack Circus por me salvar no Game of Life; a versão BBC BASIC do 10 PRINT é criação minha mesmo, por isso deve ser o programa pior escrito 😛

Os programas que usei no vídeo estão aqui, bastando descompactar direto no cartão SD onde foi gravada sua cópia do RISC OS Pico.


  1. Não, não precisa flashar, brigar com o dd ou com os programas equivalentes em Windows. 
  2. Mas, se você tiver com aqueeeela vontade de passear na linha de comando do RISC OS, o QUIT é seu amigo. 

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “RISC OS Pico: a experiência moderna de bootar no (BBC) BASIC

  1. Mas ficou muito legal hein?

    Sensacional!

    Mas tenho diversas “preguntas” e agradeço se puder respondê-las.

    É interessante saber que isto não é emulado, mas sim rodando no processador ARM, correto?

    O que é este comendo EDIT? Notei que ao “editar” o código a tela fica azul. Este é o modo de “edição”?

    O BBC Basic possui editor de tela cheia ou é por linha?

    Abraços e parabéns, vou instalar aqui tb.

    1. É um comando para edição da linha, vários BASIC tem ele. No caso da versão do RISC OS o modo de edição te num “bloco de notas” da vida para fazer a edição que quiser.

      Num BBC BASIC clássico isto não acontece (exceto se for na versão de RISCO OS, claro), você precisaria ver no Amstrad NC100 como acontece.

      Ele precisa da numeração de linhas mas basta ver os programas para perceber que há até identação nos laços.

  2. Giovanni, eu te juro que fiquei uns 5 minutos caçando a borda esquerda do seu tv…Depois que eu fui ver que a borda é TAO BRILHANTE que a geladeira nao está atras do tv, mas na frente dele! :oO

    1. Na verdade tanto a TV quanto a geladeira são do César 😛

  3. Já estava de olho a algum tempo nesse sistema, agora sabendo que ele tem BASIC, ficou mais interessante ainda.

    Pelo que vi e estava enganado, ele não é um Unix, é um outro universo que não conhecia.

    Alguém conhece mais programas para este sistema?

    Vou ter que adiantar a compra do Raspberry PI 2, já que achei mais um motivo para ter um…. 😀

    1. O RISC OS é um sistema operacional de 32-bit escrito do zero pelo pessoal da Acorn (não é baseado em um UNIX, não é uma versão de CP/M etc) para rodar nos processadores dela, os ARM2. Logo ele tem umas coisas totalmente diferentes daquelas que encontramos por aí (por exemplo, antes dos testes do César eu nem fazia ideia que ele rodaria sem a GUI — que aliás sempre achei simpática). Se vale a a dica, o RISC OS roda muitíssimo bem nos Raspberry Pi de primeira geração (mesmo com 256MiB de RAM) e tem pencas de software pra ele, até mesmo formas de rodar nativamente os programas dos antigos Acorn Archimedes.

      1. Bom saber, achei que fosse um port de Unix. Instalei ele no Rasp2 e está rodando muito bem, só não entendi ainda do porque não está salvando as configurações. Vou fuçar mais quando tiver tempo.

    2. Ah sim, terá mais curiosidades sobre RISC OS aqui ainda nesta semana — “stay tuned” 😀