Por que a picaretagem é que nem a zuera: It never ends.

E um vendedor no eBay anuncia um item raríssimo! Para colecionador! Imperdível! Em perfeito estado! O autor é um sujeito famoso! E sabe o quê é?

O sucessor do Apple 1!

Sim, é sério. O sujeito fez um estardalhaço daqueles para vender a placa-mãe do sucessor do Apple 1. Sim, uma placa-mãe de Apple II Plus.

placamaeappleiiOlha a foto da dita cuja aí em cima. E ele está pedindo US$ 700. Afinal das contas, todo mundo ganhando horrores vendendo placas mãe de Apple 1 por aí… Por que ele não pode vender a placa-mãe de Apple II? Vai que cola, né?

Mais uma cortesia do seu serviço anti-picaretagens dos leilões online.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Por que a picaretagem é que nem a zuera: It never ends.

  1. Todo dia sai de casa o otário e sai de casa o malandro, e quando eles se encontram sai negócio! 😀

    1. você definiu bem o porque de toda esta especulação no mercado de artigos retrocomputacionais! até tinha pensado em mencionar esta relação quase simbiótica entre o “otário” e o “malandro” mas achei que poderia soar ofensivo a alguns. Mas não se pode ignorar a verdade que os otários (aí me incluo) é que fazem com que surjam os “malandros” e não o contrário. Enquanto existir gente disposta a pagar os olhos da cara para em nome do saudosismo, colecionismo, etc. vai existir um mercado aquecido baseado em especulação e consequentemente vendedores “malandros”.

  2. O que vou dizer poderá soar ofensivo à muita gente mas como também me incluo nesta (auto) crítica à certos comportamentos me sinto no direito de dize-lo: Acho que todos nós, amantes da retrocomputação, que vivemos “caçando” estes artigos de arqueologia da computação nos “ebay’s”, “mercado livres” e afins da vida, muitas vezes nos sujeitando à pagar muito mais do que deveríamos para saciar nossa “compulsão retrocomputacional” temos muita responsabilidade (senão total) pelo atual estado de especulação e ganância que se estabeleceu neste nicho de mercado.
    Longe de mim criticar a retrocomputação como hobby ou simplesmente o saudosismo de querer reviver uma fase boa da vida através de um antigo microcomputador e toda a sorte de memórias afetivas associadas a esta máquina mas quando nos sujeitamos à pagar qualquer coisa que for pedida em nome de uma antiga paixão estamos alimentando este mercado especulativo e ajudando a inflacionar os preços pedidos nos próximos produtos anunciados pois estamos recompensando a cobiça destes vendedores numa relação de oferta-procura muito parecida com a ocorrida no submundo do tráfico de drogas ilícitas. Como disse antes adimito que também tenho minha parcela de culpa pois já comprei muitos destes itéms e tenhjo certeza de que muitas vezes paguei muito mais do que seria o justo o razoáel apenas movido por compulsão, colecionismo, razões afetivas ou outra justificativa pífia qualquer. Sei que a coisa só tende a piorar com o tempo com vendedores cada vez mais organizaorredos, cartelizados e ávidos por lucros recordes e não tenho a mínima ilusão de que possa ocorrer uma onda de bom senso entre os compradores nos próximos anos mas desconfio que a próxima grande bolha á estourar seja justamente à do mercado de artigos retrocomputacionais quando alguém finalmente se perguntar se vale a pena mesmo gastar uma pequena fortuna só para poder dizer que é o feliz proprietário de uma placa de fenolite pululada de grandes e empoeirados componentes?

  3. Sem ofensas a quem postou, mas faltou um pouco de pesquisa. Esse item rolou em uma página do fb Apple II com o pessoal criticando e também achei desnecessário. O vendedor vacilou sim em vender essa placa RFI que não vale mais de $30 junto com um processador 6502 de cerâmica e pinos de ouro. Esse sim, já chegou a ser vendido por quase mil dólares em leilões passados pois é muito procurado por colecionadores que montam réplicas fiéis do Apple 1. Além de ser raro.
    U$700 está caro, principalmente pois não haver garantias de que o processador funciona, mas está longe de ser estelionato.

    Abraços,

    Cauã

  4. Concordo com o que foi dito. Eu também no passado já alimentei esse comportamento, pagando mais caro do que valia (se bem que hoje o preço que paguei seria considerado uma pechincha). Já faz alguns anos que decidi pagar apenas o preço justo, então resolvi focar minha coleção só em uma linha (todas as outras rodo apenas por emulação) e só compro quando o preço está bom. Enquanto espero o preço melhorar, me viro com emuladores e dumps. Dessa forma dou minha contribuição para que o preço seja justo para todos.