A volta do rato russo

0_aea05_7f143f83_L

Pois é, um sítio fez uma matéria no estilo furo de reportagem sobre um rato russo que na época custava USD$ 300,00. Tudo bem matéria rasa (na minha opinião) e baseada em conteúdo de um terceiro sítio tão raso quanto (e ainda, na minha opinião). Daí resolvi pesquisar um pouco e…

Agat-4 Red.jpg

…com vocês o Mouse Marciano!

E é sério, este é “meio” que o nome dele pois é o significado dos “мышь” (rato) e “марсианка” (marciano) que estão grafados na caixa. Quanto ao rato a resposta é óbvia, basta olhar pro bicho mas com relação ao marciano, daqui a pouco eu explico.

Para começar este rato, como diriam os portugueses, estava disponível em três cores: branco, preto e vermelho. E pelo tipo de conectores na outra ponta eram modelos para o Agat (placa de circuito impresso), Electronika BK-0010 (conector gigante) e um outro outro que não consegui identificar (é conector tipo header de 8 ou 10 pinos — mas achei referência de ser uma variação para conectar em uma controladora).

Para refrescar a memória o Agat (ou ágata) era um quase clone de Apple II — na verdade ele era compatível com o Apple II porém com mais alguns recursos — fabricado na URSS/Rússia entre 1984 e 1993. Elektronika BK0010-01A cor vermelha do gabinete está quase que no mesmo tom do rato Se bem que a caixa completa que eu encontrei é de um modelo preto — mas descobri que o Agat também existiu em várias cores.

O Electronika BK (no caso da foto o BK-0010-01) era um PDP-11 portátil e que tal qual o Agat foi fabricado pelo mesmo período de tempo e é o primeiro computador totalmente de 16-bit disponível ao mercado doméstico (no caso CPU e barramento de dados — o TI 99/4A e o IBM PC-XT tinham barramento de 8-bit).

Para minha alegria encontrei fotos de um conjunto completo com direito até a impressora e uma cópia do Competition Pro(!) nele.

E pra terminar, lembrando que a matéria reforça o lance dos USD$ 300,00 por um mouse mas a referência fala em cerca de 285,00 руб e outros lugares ainda citavam seu valor perto dos 180,00 руб, Ou seja, até mais aceitável já que meu primeiro mouse, comprado na segunda metade de 1992 me custou cerca de USD$ 50,00 e foi o mais barato que consegui encontrar, um chinês da Aamazing.

marsianka

Ah sim, e qual o motivo do marciano? Pelo que tudo indica é o nome da empresa que o produziu, a MEDB “Mars”. Empresa responsável por sistemas de monitoramento dos veículos espaciais russos.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “A volta do rato russo

  1. Ví essa matéria no site citado e tive a mesma impressão. Uma matéria rasa, feita apenas para enfatizar o preço do mouse e que não se preocupou em fazer nenhuma pesquisa nem trazer alguma informação esclarecedora. Fiquei curioso a respeito do equipamento e agora com essas informações pude aprender um pouco mais sobre a tecnologia desse período naquele país, satisfazendo minha curiosidade. Só não sei como o Giovanni consegue pesquisar em sites que estão em cirílico. Parabéns pela pesquisa e pela matéria.

    1. Eu que agradeço! É que mouse liga em algum equipamento, não funciona sozinho e aquele conector gigante me deixou curioso sobre o que poderia estar na outra ponta, daí resolvi buscar usando a foto da capa e o Google Translator* como amuleto. No final eu esperava algo grande e o que encontrei foi um ‘pequenito’ Electronika BK.

      (*) Até consigo entender a palavra escrita em cirílico mas meu vocabulário em russo consiste de meia dúzia de palavras. Acredito que alguém vai ainda dizer que quem passava as madrugadas catando software de MSX em site japonês, pesquisar em cirílico é moleza 🙂