E tome-lhe museu! Agora um (que são três) na Finlândia

Ficam na pequena e aprazível cidade de Jyväskylä. Mas deixemos que eles mesmos se apresentem:

A Associação de Museus de Processamento de Dados da Finlândia coleciona e preserva dispositivos e outros materiais relacionados a processamento de dados. A Associação também promove mostras relacionadas a processamento de dados em várias locações Finlândia afora.

361_K03_01_Zuse_Z23_OhjausyksikkoA Associação mantém, na medida do possível, o equipamento e o conhecimento para converter mídia obsoleta em formatos contemporâneos. Incluindo, por exemplo, leitura de dados de cartões perfurados, fitas ou discos de diversos tamanhos.

Quanto ao “que são três”, é porque eles têm três mostras permanentes: duas em universidades locais, que podem ser visitadas durante os dias úteis (a Universidade de Jyväskylä e a Universidade JAMK de Ciências Aplicadas) e uma particular, para a qual visitas devem ser marcadas.

Dica de Mika Tähti via FB.

More MSX to Me

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.