SMS nos anos 60

Não, não tem nada a ver com enviar mensagens de texto. Ken Shirriff, o Sherlock Holmes do silício, agora resolveu explorar mainframes IBM de mil novecentos e vovô garoto. E neste post no blog dele, explica que SMS quer dizer Standard Module System. São os componentes básicos dos computadores da Big Blue, e consistem em placas de circuito impresso do tamanho de cartas de baralho, cada uma responsável por uma função (portas lógicas, reguladores de tensão, memórias, controle de periféricos etc etc etc), inseridas num barramento comum.

SMS Card 01SMS Card 02

Essa arquitetura foi usada até meados dos anos 70, e durante a maior parte de sua história, os módulos, ou cartões, não tinham essas frescurites modernas de circuito integrado. Era tudo na base do transistor. De germânio!

O IBM 7030 usava 22.000 (!!!!!) cartões SMS. O IBM 1401 (foto abaixo) usava “apenas” 3.400.

IBM 1401Mr. Shirriff se deu ao trabalho de criar um banco de dados para listar todos os cartões SMS dos quais for possível encontrar informação. Se algum IBMzeiro das antigas estiver nos lendo e quiser colaborar, será muito bem-vindo.

Não pude deixar de pensar que legal seria se existisse um módulo SMS que enviasse SMS. Hmmm

lim-zuera

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.