Um C64, um cartucho… E idéias.

flashcartEssa vem do Hackaday, nosso maior referencial quanto a hacking, e como vocês sabem, eles adoram retrocomputação. Então, cartuchos de Commodore 64 são basicamente EEPROMs que armazenam dados, e no caso dos mais novos, memórias Flash. Igualzinho o que temos com MSX e outras tantas plataformas.

Só que dois hackers acharam que isto não era o bastante, já que eles queriam alterar  o conteúdo em tempo real, poder reiniciar o C64 sem mesmo tocá-lo, e dessa forma ter um dispositivo para codificação e teste. A solução deles tornou-se o último avanço em tecnologia de cartuchos da Commodore.

Eles colocaram 8 Kb de memória no cartucho, mas uma memória SRAM dual-port, um microcontrolador ATMega16 rodando V-USB para permitir a comunicação com um PC. A transferência leva de 1 a 1,5 segundos, mas por ser uma SRAM dual-port, pode-se ler e gravar nela simultaneamente com o C64.

Gostou? Maiores informações na página do Hackaday. Parece que tem inclusive os links para os desenhos do PCB no Eagle e um vídeo de demonstração. O vídeo está aí embaixo. Divirtam-se!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.