Um guia para evitar falsificações de jogos clássicos no eBay

cifraoAinda existem pessoas que acham que leilões com preços astronômicos e falsificações só ocorrem no Brasil, o que não é verdade. Desde que o mundo é mundo, tem sempre alguém tentando enrolar alguém. E no recém desbravado mundo retrocomputacional, tem muita gente em busca do dinheiro fácil por meios ilícitos. Já falamos sobre isso no episódio 35 (partes A, B e C), principalmente sobre o preço alto por um item que não vale tanto assim.

Mas há também aqueles que falsificam itens, e fazem com que cartuchos piratas passem por originais. Julian Hill, do blog Boxed Pixels, tem dedicado parte do seu tempo a aumentar a sua coleção de jogos completos de SNES, e depois que sua esposa ofereceu-lhe um de presente de Natal, se perguntou: “Como eu diferencio um original de um falsificado?” Boa pergunta.

E aí ele resolveu escrever esse artigo aqui, no RetroCollect, falando a respeito disso. Alguns toques dele:

  • Conheça muito bem os detalhes do que você irá comprar.
  • Mantenha os olhos abertos.
  • Esmola demais, o santo desconfia.

Vale a leitura. Por mais que não sejamos (todos nós) usuários de SNES, as dicas contam para todas as plataformas.

Em tempo: Os únicos piratas que apoiamos são esses aí de baixo.

piratas do tiete

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.