Episódio 47 – Retrocomputaria Fight Night: Expert vs Hotbit – Parte C

retrocomputaria_vitrine_570x190

Sobre o episódio

“ARE YOU READY? ARE YOU READY? LET’S GET IT ON!”

Hoje é noite1 de Retrocomputaria Fight Night! Hoje é noite de uma luta esperadíssima desde o primeiro episódio deste podcast! Hoje é noite de EXPERT VS HOTBIT!!!!

Nesta parte do episódio

Round 4: quem bate também apanha
Round 5: todo lutador que se preza fala muito
Decisão dos senhores jurados

Também no episódio

Leitura de comentários.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 47
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander, Giovanni e Juan
  • Duração aproximada: 75 minutos
  • Músicas de fundo: Gradius, de MSX.
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.


  1. mesmo que você esteja lendo durante o dia. 

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 47 – Retrocomputaria Fight Night: Expert vs Hotbit – Parte C

  1. Pra ajudar mais a confusão da acentuação a Microsoft insistia em considerar a página de código 850 (espanhol da América Latina) ao invés do 860 (português).

    1. Não, a 850 era a “multilingual” e portanto dava 100% de cobertura ao maior número possível de idiomas baseados no alfabeto latino. Realmente era a mais apropriada. A 860 perpetuava a gambiarra pré-EGA de usar o a com trema como se fosse a com til.

      1. Brilhante! Muito bom esse episódio!

        Uma curiosidade; no Youtube tem algumas palestras sobre educação do professor Piazzi. São muito divertidas!

        [Off-topic] Estou morando agora em Manaus, tem fudebas por aqui? Estou precisando comprar um MSX-2 aqui 😀

  2. Ótimo série de episódios!
    Quando estava no colégio técnico de eletrônica, por volta de 88, comecei a tomar conhecimento do MSX quando um camarada meu que tinha um TK85 pediu para fazer uns reparos no mesmo e me apresentou o Expert 1.0. Depois de tanto lutar com o BASIC no TK85 (que ficou um bom tempo emprestado comigo), me aventurei a programar no MSX dele e fiquei um bom tempo desenvolvendo coisas em BASIC, até que em 89, de tanto encher o saco do meu pai, ganhei o HotBit preto e mergulhei de cabeça no mundo MSX que foi paixão a primeira vista.
    Desde então tentei acompanhar tudo que foi possível sobre a plataforma, comprando livros, revistas, conversando com outras pessoas que já tinham Expert’s (me sentia a ovelha negra por ter um HotBit).
    Passei muito tempo usando as benditas K7 até que um dia consegui comprar o kit de drive 5 1/4 da DDX que foi a maior revolução por ter acesso mais rápido a muito mais programas e jogos e conseguir guardar meus programas, fora a compra de jogos na MISC, Cobra Soft e outras que nem me lembro mais, fora as cópias que fazia na casa de amigos.
    Um belo dia (por volta de 96), um amigo meu ficou com pouco espaço em casa (por causa do PC) e me vendeu o Expert 2.0 transformado com o kit do Carchano, que já lia sobre ele mas não tinha dinheiro para comprar o que aparecia de novo no mercado.
    Com essa entrada no mundo 2.0, comecei a fuçar ainda mais e tomar mais conhecimento sobre novidades do MSX.
    Como já conhecia BBS, muita coisa veio mais fácil mas infelizmente tinha que baixar programas e jogos nas casas de amigos ou pegar o modem do MSX emprestado. Com a chegada da internet e de já estar com um PC em casa (ainda conectando pela Mandic BBS), grupos de MSX e outras facilidades mais, me mantive firme com meus dois modelos nacionais.
    Infelizmente, depis de algumas brigas no grupo MSX-ALL e resolvendo casar em 2006, fique desgostoso com tudo e acabei me desfazendo de tudo que tinha para poder me mudar para outro estado, se arrependimento mata-se…
    Após um tempo acompanhando tudo pela lista do MSXBR-L e as vezes rodando uns emuladores aqui e ali, de ter passado em 2 casamentos que foram por água abaixo, resolvi voltar de vez, tomei coragem e fui ao encontro na casa do Pacman, conhecer o pessoal da lista de perto.
    Comprei um Expert que tinha transformado com o Kit 2+ do Luiz Luca (este que já passei para as mãos do Pacman), agora estou no meu quarto micro, sendo que tive que comprar um HotBit para matar a saudade da época do colégio. Me apaixonei pelos Sony mas meu Turbo-R está a caminho pelas mãos o Rudolf.
    Por causa de uns caras ai, estou me segurando para não sair comprando tudo que aparece de MSX pela frente! uhauahau
    Me sinto muito feliz por voltar a fazer parte desta grande família MSX.

    Grande abraço a todos da Retrocomputaria e parabéns pelo ótimo podcast.

    Um agradecimento especial ao Juan que nos hospedou, juntamente com minha namorada, no seu apartamento durante o evento da RetroRio (a Cristina pirou com as coisas que tem no seu cafofo).

    Que venha a MSX Jaú!

    Vida longa ao MSX…

  3. Expert wins, sempre! Hotbit era do tamanho de uma vitrola velha… e com as teclas de cursor do tamanho de um mousepad, kkk

  4. O manual de BASIC do Hotbit deve ser praticamente a tradução e cópia de um manual de algum dos HITBITs da SONY. Pois as figuras são iguais !

  5. O problema do Nemesis 3 com o Hotbit não é o loader… Ocorre que na inicialização o Nemesis 3 faz uma chamada direta pra uma rotina na página 1 da ROM, ao invés de usar os endereços padrão das rotinas da BIOS – SIM, A KONAMI ERA FUDEBA ! – No Expert e nos outros MSX funciona legal. No Hotbit cai numa rotina que verifica algo na porta da impressora, provavelmente deve ser o sinal BUSY. Se não tiver nada ligado ali, o Hotbit trava e resseta. Se tiver uma impressora ligada ali, o jogo inicia normalmente. É estranho, bizarro, inesperado, mas é verdade…