Episódio 47 – Retrocomputaria Fight Night: Expert vs Hotbit – Parte A

retrocomputaria_vitrine_570x190

Sobre o episódio

“ARE YOU READY? ARE YOU READY? LET’S GET IT ON!”

Hoje é noite1 de Retrocomputaria Fight Night! Hoje é noite de uma luta esperadíssima desde o primeiro episódio deste podcast! Hoje é noite de EXPERT VS HOTBIT!!!!

Nesta parte do episódio

Round 1: a história da Gradiente e da Sharp do Brasil (e senta que lá vem história!)

Também no episódio

Seção de notícias.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 47
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander, Giovanni e Juan
  • Duração aproximada: 73 minutos
  • Músicas de fundo: Gradius, de MSX
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.


  1. mesmo que você esteja lendo durante o dia. 

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 47 – Retrocomputaria Fight Night: Expert vs Hotbit – Parte A

  1. Já devo ter comentado q episódios q envolvam o nosso passado, como brasileiros e MSXzeiros, são os meus favoritos. E sempre são grandes… 😀

    Eu adorei fazê-lo, e o levantamento q está na parte A deu trabalho, mas compensou pela quantidade de informação levantada. Q bom q vcs gostaram!

  2. OBS: Nem todos os video-cassetes da Gradiente eram JVC .Os modelos GV25 e GV50 eram na verdade uma marca chamada Funai ( índios ??? Não sei!!) e tinham outras obscuras.

  3. O Eugênio Staub começou a trabalhar aos 14 anos na empresa criada pelo pai, a Staub S.A., e assumiu a presidência da Gradiente em 1979. Não sei se isso atrapalha a definição dele como “self made man”.

    A Philco teve uma parceria com a Hitachi nos anos 1980 e por isso os produtos eram vendidos com marca Philco-Hitachi. Mas não houve uma ligação maior entre as duas empresas.

    Fiquei muito surpreso com a informação de que o Matias Machline participou da criação da Lei da Reserva de Mercado em 1984. Ele nunca escondeu que odiava ter que fazer desenvolvimento local ao invés de simples importações e para comemorar o fim da reserva em 1992 ele despidiu de uma só vez todo o departamento de engenharia da SiD.

  4. Só para acrescentar sobre a Gradiente e o caso Apple x Gradiente

    No méxico a Apple tb perdeu o direito de uso da marca num caso bem semelhante.
    http://mashable.com/2012/11/02/apple-iphone-mexico/

    Nos EUA a marca Iphone pertencia a Cisco e a Apple teve que fazer um acordo.
    http://www.nytimes.com/2007/01/11/technology/11iht-apple.4169260.html?_r=0

    E vale lembrar que a Gradiente realmente lançou (ou pelo anunciou que ia lançar) um produto com a marca iPhone, não foi o caso de apenas de registrar para ver no que ia dar… http://marceloeiras.com.br/coisas/iphone-gradiente.jpg

    Essa não é a primeira vez que a Gradiente tem um direito a marca. Na epoca que ela ia lançar uma linha de PC ela tinha registrado a marca playstation e workstation para o uso de sua linha de computadores que acabou sendo o Gradient Oz que era uma porcaria e única coisa legal era o led azul, um tanto quanto raro naquelas épocas.

    A sony teve que entrar em acordo com a Gradiente para ter a marca playstation no Brasil.

    Tanto que o teclado do OZ se chama Work e Play Solution 02 Modelo 0Z – KYMM02