Mais um escritor que prefere digitar à la Retro

bonequinho-do-globo-aplaudindoEric Roth, roteirista de Forrest Gump, O Estranho Caso de Benjamin Button e outros, usa um processador de texto para MS-DOS, assim como George R. R. Martin! Mas ao passo que o Serial Killer de Westeros usa WordStar, Roth usa um editor pouco conhecido chamado Movie Master (atual Hollywood Screenwriter), lançado em 1986 e voltado especificamente para escrever roteiros.

Bom, reconsidero o “pouco conhecido”. Pelo visto, esse programa era o bambambã da indústria de entretenimento estadunidense. E Roth não é tão forte quanto o barbudão de boina, já que ele chama o programa DOS de dentro do Windows XP.

bonequinho-do-globo-indo-embora

(Marcelo Souza via FB)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Mais um escritor que prefere digitar à la Retro

  1. Caso alguem fosse utilizar um editor de texto para DOS ou ate mesmo um MSX, seria possivel o suporte aos caracteres da lingua portuguesa?

    Uma opçao legal hoje eh montar uma maquina Linux somente com terminal texto. Apesar de que a multitarefa a o acesso a internet podem ser uma tentacao 🙂

    1. No MSX1 eu gosto muito do MSX-Write, porém o ASTEX (vinha no cartão de 80 colunas da Gradiente) é o melhor processador de textos do MSX com suporte a negrito, itálico e outros efeitos na tela, formatação por estilos e até mesmo a pré-visualização da impressão. E quanto à acentuação, bem, é BRASCII e os MSX nacionais sempre acentuaram corretamente em nosso idioma (apesar de que alguns ex-usuários de MSX aparentemente terem se esquecido como é que se usam os acentos).

      1. Hahah estou usando AndroidX86 aqui e o navegador nao da suporte a acentuacao com teclado fisico! Funciona em algumas partes do SO e em outras nao. No Firefox por exemplo funciona, no Chrome nao.

        1. Calma, não foi uma indireta à você (veja se outros teclados dão suporte melhor). 🙂

  2. Se você quiser mais retro, a cantora e compositora Kay Hanley num vídeo diz que prefere compor usando o caderno pois permite “guardar o histórico” do que foi escrito.