Delação Premiada em 8 bits

Mineshaft X9

O ubíquo Marcus Garrett é possuidor de um jogo em fita cassete original para BBC Micro chamado Mineshaft. Foi ele rodá-lo em seu BBC Micro e notou que aparece a seguinte mensagem durante a carga. O programa até dá pausa na fita automaticamente para se certificar que o usuário leia. Saca só:

Traduzindo:

PARE A FITA! *** POR FAVOR OBSERVE ***

Se sua cópia de “Mineshaft” não tem um cassete de plástico azul com “Durell” em relevo no verso, e uma faixa de lead-in [N. do T. aquela parte “inerte” no início da fita antes de começar a parte magnetizada] azul clara, então ela é falsificada. Por favor, envie qualquer falsificação para “DURRELL SOFTWARE, CASTLE LODGE, CASTLE GREEN, TAUNTON, TA1 4AB” com seu nome, endereço e o nome e endereço de quem lhe vendeu a falsificação. Nós lhe mandaremos uma cópia genuína e uma recompensa de 100 libras se sua informação levar a uma acusação bem-sucedida. ** PRESSIONE ESPAÇO **

Três observações:

  • Pelo que soube do pessoal que conhece, todos os jogos desse fabricante vinham com esse convite ao xisnovismo.
  • Sim, os CEPs do Reino Unido já eram alfanuméricos nessa época.
  • É só a recompensa de £100 que é condicionada a grampearem o pirata copiador não-autorizado ou a cópia gratuita também? Não sabemos.

(Retrocomputação BR)

 

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

3 pensou em “Delação Premiada em 8 bits

  1. No começo da década de 1980 o mercado de venda de software na Inglaterra explodiu e como havia uma grande demanda, alguns concordaram que seria interessante capitalizar um pouquinho e começaram a vender suas cópias alternativas de jogos. O que obrigou as distribuidoras a criarem métodos antipirataria que iam desde fitas cassete personalizadas até métodos de carregamento diferentes (no livro do It´s behind you do Bob Pope ele conta sobre a geração da fita mestre do R-TYPE e da confusão que alguém na empresa fez com a carga das fases)

Os comentários estão fechados.