Vídeo do dia: TB Blue

Novo clone de ZX Spectrum (mais conhecido em Pindorama como TK90X ou TK95) pelos magos do hardware Victor Trucco e Fábio Belavenuto, lançado com toda pompa & circunstância no encontro do Clube do TK no último 20 de setembro!

  • Compatível com todos os Speccys, do 16K ao +3
  • Entrada para cartão SD
  • Teclado PS/2
  • Saída VGA, 15 ou 31 kHz
  • …e mais! Veja no vídeo:


Ah, e por favor não entrem na velha flamewar de “FPGA é ou não é emulação”, tá?

(Facebook)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Vídeo do dia: TB Blue

      1. Esses caras são “feras do hardware”, e estão colocando o Brasil numa posição de destaque na cena de retrocomputação mundial! E tudo indica que esse clone é algo mesmo “sensacional” mas caso ainda demore um pouco a ser comercializado e alguém tenha interesse em uma solução FPGA já estabelecida e em comercialização já a alguns anos eu deixo como sugestão procurar conhecer o MCC-216 da arcaderetrogaming (vendido no ebay americano por U$ 120,00 e enviam pro Brasil), Ele é um dispositivo baseado em FPGA que sintetiza (entre outros: C64, Amiga 500, Atari 800XL) o ZX Spectrum (48 KB) , inclusive com a nova ULA+ (o TB BLUE também tem essa nova ULA+) e ResiDOS+!!. Comprei um destes e gostei bastante!!, roda uns 94% dos softs do ZX e o “comportamento é idêntico ao original (inclusive alguns “efeitos colaterais” do original como “floating bus”, “snow rain”, etc). – No youtube tem alguns vídeos demonstrando o bichinho em funcionamento!

  1. Eu vi esse bichinho e é muito bom. Joguei Sagittarian Pinball nele. Pelo que entendi não vai ser comercializado, mas todas as informações para o construir vão ser disponibilizados. Belavenuto e Trucco são feras mesmo!