Imprima um som!

Covox Speech Thing é, basicamente, a “placa de som” mais simples do Universo, quiçá do Multiverso. Só uma série de resistores ligados na saída paralela do computador. E sai um som respeitável!

František Kučera construiu uma e demonstrou-a em seu PC (não sabemos quão antigo):

https://www.youtube.com/watch?v=uFjg2Fie4CQ

Eu me perguntava que qualidade de som poderia ser conseguida com micros de 8 bits que tem porta paralela quando um passarinho me contou que ela já encarnou em um MSX

…e agora eu fico me perguntando quão frequente pode ser a interrupção de timer e ainda sobrar CPU pra fazer coisas em foreground?

( Hackaday )

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Imprima um som!

  1. Se você rodar um joguinho para PC bem do início dos anos 1990 (principalmente se for da Disney) vai ver no menu de configuração de som algo como:
    1) falante interno (beeper)
    2) módulo de resistores na porta paralela
    3) Sound Blaster
    4) GUS (Gravis Ultrasound)
    Nunca vi um PC com o módulo de porta paralela mas era fácil encontrar esquemas para montar um e a popularidade de drivers para eles indica que deviam ter uma certa popularidade.

  2. Fiz uma dessas na epoca para usar no modplay (acho que Pinball Fantasies e alguns outos jogos funcionavam tb). Nao tinha nem capa, eu apenas espetava as perninhas dos resistores diretamente na porta paralela. O terra era aquele parafuso/porca na extremidade do conector. A qualidade de som era muito boa, melhor talvez que um canal de Amiga por ter sample rate maior (se vc tiver CPU pra isso). Viva a criatividade!

        1. Esses, assim com o o MSX, tinham um chip de som decente. O legal seria botar isso num micro que (como o PC) tivesse uma paralela mas não tivesse chip dedicado de som. Hmmmm… Dragon?