Você está desafiado a encarar o Pai de Todos os BASICs.

Sim, o Primeirão, o Precursor, o Patriarca Dartmouth BASIC, celebrado aqui no blog por ocasião do cinquentenário da linguagem BASIC. Kip Koon teve a ideia de convocar várias comunidades retrocomputacionais e também o RetroBattleStations do Reddit para criar programas que rodem exatamente nesse BASIC, e exibí-los na CoCoFEST 2015, provavelmente fazendo um concurso cujos termos estão ainda em discussão.

265TS_man__0001Mas peraí, comprar um mainframe da GE no eBay não vai ficar meio carinho? E o frete? Calma rapá, que tem solução…

Existe um emulador facinho de usar, feito pelo próprio pessoal de Dartmouth e com direito a PDFs de referência dentro do arquivo Zip — não só de BASIC, mas também de ALGOL. Melhor, a versão Windows roda redondinho no Wine. Só tome cuidado de rodar a partir do diretório do executável, senão dá zica.

(Reddit)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.