Revivendo o Jeito Borland de ser e largando o dedo nos nazistas. Tem coisa melhor?

E aí, que tal uma partida de Wolfenstein 3D? Melhor, que tal jogar a boa, velha e clássica (porque seu PC pode ser velho, mas muitos dos jogos pra PC são clássicos) versão que saiu para DOS no começo da década de 1990? E que tal aumentar o desafio e compilar seu próprio executável a partir do código fonte original (graciosamente disponibilizado pelos seus criadores) e diretamente em Borland C++ 3.1? Achou o desafio legal? Basta seguir este tutorial de Fabien Sanglard e se divertir com o resultado final!

As instruções são para rodar em PCs modernos usando DOSBox, mas a audiência deste blog certamente vai querer experimentar num PC antigo de verdade, no metal. Hmmm, será que funciona em PC-9801?

compile_8 working_not_compressedE mesmo deixando de lado quão legal é ter os fontes desse jogo, um ambiente de desenvolvimento DOS usando a clássica IDE modo-texto Borland (a experiência particular deste que vos escreve é com o Turbo C 2.0 e o Turbo C++ 1.0, anteriores mas bem similares) é algo maneiríssimo por si só.

Uma sincera homenagem aos bravos largadores de dedo de carne e osso de 70 anos atrás, pela banda de power metal sueca Sabaton

(Ricardo Bánffy via R+ no Facebook)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Revivendo o Jeito Borland de ser e largando o dedo nos nazistas. Tem coisa melhor?

  1. Assim que chegar o meu teclado, tento compilar no FM Towns! 🙂