Xevious: Fardraut Saga, a embalagem

Uma das coisas mais interessantes nos videogames e que infelizmente se perderá por completo dentro de alguns anos é a embalagem e o trabalho artístico utilizado nela (creio que o mesmo possa ser dito em outras produções artísticas como filmes e músicas, certo?). Faz alguns dias o Emiliano resolveu mostrar a mim e ao Alfredo Henriquez a embalagem original do jogo Xevious para MSX2.

Xevious_Poster 1
Pôster bonito, não? Ele é o manual do jogo!

Creio que Xevious, conhecido em alguns cantos do Brasil como Columbia*, seja um jogo que dispense maiores explicações mas não custa explicar que ele foi lançado no Japão pela Namco em 1982 (a Wikipedia fala em 1983) e licenciado pela Atari para os EUA. Xevious então, foi portado para uma quantidade absurda de plataformas, com o auxílio de empresas como Atari, Bandai, Dempa, Enix, Mindscape, Probe e US Gold (argh!). Plataformas que receberam uma versão do Xevious vão do Sharp X1 até o Atari ST (o Amiga não teve versão) nos computadores, mas nos consoles, ficou restrito ao feudo da Nintendo.

Xevious_Caixa
A caixa do jogo

A versão para MSX2, chamada de Xevious: Fardraut Saga**, foi produzida pela Compile e lançada apenas no mercado japonês em 1988. E é uma espécie de versão expandida do jogo original — na verdade você tem os dois modos, “RECON” – com a mesma versão do Arcade e “SCRAMBLE” com com outro mapa e até mesmo três novas espaçonaves — o que surpreendeu todo mundo por ser uma conversão incrivelmente fiel ao que se vira anos antes nos fliperamas.

Xevious_instruções
Parte das instruções do jogo (claro que em japonês, né?)

Mas, voltando ao assunto inicial, a embalagem: Explicando, parece não ter muita graça, é uma caixa padrão para jogos japoneses de MSX, tem um cartucho e o manual de instruções, portanto o legal mesmo é apreciar o resto das fotos… …Sim, o manual é um pôster que faria muitos quererem vender a mãe para tê-lo pendurado numa das paredes do quarto.

Xevious_Poster 2
O Pôster/Manual aberto

Sim, tudo aconteceu em 2012 D.C.! 🙂 E o Emiliano também disponibilizou mais fotos do pacote caixa e cartucho do Xevious do MSX.

(*) Columbia também era o nome pelo qual o jogo Sky Jaguar da Konami era informalmente conhecido pelos MSXzeiros na época.

(**) Também faz parte desta série o jogo “Xevious: Fardraut Densetsu” exclusivo do PC-Engine.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.