Episódio 44 – IBM PC: o fim – Parte C

retrocomputaria_vitrine_570x190

Sobre o episódio

Este é o episódio 44 do Retrocomputaria e, com um convidado que não é conhecido no prédio dele, retomamos onde parou o episódio 41 e falamos do fim do IBM PC e sua substituição pelo atual Wintel.

Nesta parte do episódio

A era dos processadores com nome em vez de número; “causos” de abusos a disquetes para perder a fé na Humanidade; e o dilema: montar ou comprar?

Também no episódio

Leitura de e-mails e comentários.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 44
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander, Giovanni e Juan
  • Convidado especial com verbete próprio na Wikipedia e no Knowledge Graph do Google: Laércio Vasconcellos.
  • Duração aproximada: 61 minutos
  • Músicas de fundo: Músicas sortidas de jogos que alguns de vocês devem reconhecer quais são.
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Episódio 44 – IBM PC: o fim – Parte C

  1. Vocês contando a história de vírus, lembro-me de um episódio onde eu e um amigo resolvemos vender Spray anti-vírus … tenso !!! Eu tinha 14 anos … foi MUITO engraçado! E o pior … vendemos todo o estoque em um único dia!

  2. Um detalhe da história do PC no início dos anos 1990 é que quando a Intel lançou o 486 de 50MHz os fabricantes de computadores não conseguiram criar placas estáveis e a indústria continou no patamar de 33MHz. Para resolver isso, a Intel lançou o 486DX2 que era 50MHz por dentro mas 25MHz por fora, de modo que era fácil desenvolver placas para ele. Depois disso, usar uma frequência diferente para o barramento externo e a operação interna (que havia sido uma das inovações do processador Transputer da Inmos meia década antes) virou o padrão.

    Entre o processador Pentium e o Pentium II a Intel fez o Pentium Pro. Como o K5 da AMD, o Pentium Pro abandonou a implementação direta da arquitetura x86 para adotar uma arquitetura RISC interna com unidade de tradução de x86 para “micro-ops”. Para quem não gosta de emulação talvez seja chocante saber que os PCs são emulados desde 1995 ou 1996.

  3. O podcast está cada vez melhor 😀 Parabéns fudebas! Vocês me ajudam a passar as noites programando e tomando meu “%x sem açucar ;)”, 51966

    Gosto de ouvir programas antigos enquanto trabalho. Os Dôssies são os meus preferidos.

    Um abraço e tudo de bom pra vocês!

    Agora, aproveitando o ensejo, Ricardo, você lembrou a razão da turma do MSX reclamar do pino aterrado do NMI? 😉 Você comenta isso no Dôssie Z80 Parte A (que estou ouvindo agora) 😛

    1. É mais um “mimimi” da comunidade de MSX pois é necessário ter uma aplicação específica para tal.