PLASMA 123

Lembram de termos comentado por aqui sobre um dos vários projetos mais curiosos do David Schmenk, o PLASMA (Proto Language AsSeMbler for Apple)? Pois é o próprio David acabou de liberar um novo release do projeto, baseado em algumas ideias que estão surgindo por conta do desenvolvimento do Lawless Legends*, o PLASMA 123 ou PLASMA 1][/// para os íntimos!

Como é que é? Simples! Esta nova versão do PLASMA é compatível com os Apple 1, Apple ][ e Apple ///! Ou seja, a máquina virtual roda nas três plataformas (que todos sabem bem que de comum só compartilham o nome Apple e o 6502) programas produzidos em PLASMA, sem alterações**!

A versão para os Apple II roda tanto com 64KiB quanto 128KiB de RAM enquanto que a versão de Apple /// se aproveita das extensões de hardware para ir além de 512KiB. A versão do Apple 1 foi desenvolvida rapidamente graças à CFFA1 (a interface de CF/IDE para os Apple 1, irmã das CFFA3000).

De acordo com o próprio David outras plataformas serão suportadas no futuro. Seá que algo nativo para o Apple IIGS ou mesmo Atari XL/XE, Commodore 64, BBC Micro ou NES estão na lista?

E está tudo lá no GitHub (programa, documentação e código fonte).

(*) Aliás, aí algo que eu não sabia — ou não havia me atentado — é o fato de que o que o Lawless Legends está sendo programado diretamente em PLASMA!

(**) Como ainda é possível incluir código em ASM de 6502 dentro do código do PLASMA eu acho que não seria assim tão sem alterações.

( A2Central )

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.