Resenha: “OBSEQUIUM”

obsequiumEste foi adquirido diretamente durante a RetroMadrid, o livro “OBSEQUIUM — Un relato cultural, tecnológico y emocional de La Abadía del Crimen” um trabalho coordenado por Jaume Esteve e que contou com a participação de outros sete autores (aqui tem a lista deles) que resolveram pincelar certos aspectos sobre o mítico jogo criado por Paco Menendéz e Juan Delcán em 1989. Cada ensaio, oito ao todo, tratam sobre diversos aspectos do jogo, da criação da Opera Soft (“Un titán entre gigantes“), passando dificuldade da transposição entre mídias — quando livros/filmes viram jogos (“La imágen del espejo”), aspectos técnicos e outras histórias sobre o jogo.

Os ensaios estão bem escritos e, a mão de Jaume Delcán agindo, bastante homogêneos quase não se percebe que o capítulo que segue, não foi escrito pelo mesmo autor do anterior. Todos carregados com bastante informação, algumas até desconhecidas de nós brasileiros, como as várias tentativas do autor em conseguir os direitos junto ao próprio Umberto Eco para poder chamar o jogo realmente de “El nombre de la rosa”. Ou mesmo sobre as salas perdidas dentro do mapa e que foram removidas para que o jogo coubesse nos 128KiB de RAM dos Amstrad CPC e ZX Spectrum, das comparações sobre as abadias do livro/filme e a do jogo e sobre aparente maldição que ronda os remakes do jogo.

Leitura mais do recomendada para fãs do jogo, do gênero ou apenas alguém interessado na história dos videogames e computadores pessoais. O livro está disponível nas versões física e digital, por €15,00 (lá diz que o frete está incluso mas creio que estejam considerando apenas o envio dentro da Espanha) e €3,00 (Kindle e ePub) respectivamente, e podem ser adquiridos diretamente na loja virtual da editora Ocho Quilates.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Resenha: “OBSEQUIUM”

  1. Deve ser sensacional! Este é um jogo que nunca terminei. Excessivamente difícil. Qualquer desvio e o irmão Guillermo dança!

    1. E por este motivo foi meio incompreendido na época, somente os mais insistentes foram, pela própria insistência, descobrindo os detalhes e a complexidade do jogo.