Da série “Mais Antigo Do Que Você Pensava”: Programação Orientada a Objetos

O primeiro programa OO foi escrito, acreditem, em outubro de 1965, na linguagem Simula (que a grosso modo está para o ALGOL 60 assim como o C++ está para o C). Não pude participar do desenvolvimento porque acharam que eu era muito inexperiente (5 meses), portanto a tarefa — um sistema de check-in e embarque para aeroportos — sobrou para um dos dois noruegueses criadores da linguagem, Kristen Nygaard. Clique na imagem para ler a história em detalhes.

SimulaProgram

Dica do The Daily WTF no G+, que comenta com a seguinte pérola: “Como isso pode ser OO? Não tem nenhum AbstractTicketFacadeFactoryBean!” (Via Alexandre Keledjian)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Da série “Mais Antigo Do Que Você Pensava”: Programação Orientada a Objetos

  1. O Alan Kay, que inventou o termo “programação orientada a objetos”, considera que o primeiro programa OO foi o Sketchpad do Ivan Sutherland em 1963. Mas com certeza a listagem da foto é o primeiro programa publicado escrito numa linguagem OO.