Resenha: “Halt and Catch Fire” S01E01

Este post é, na medida do possível, livre de spoilers

Filmes e seriados sobre tecnologia e o mundinho em volta se tornaram bem populares (não que fossem feitos antes) desde, talvez, A Rede Social, seguido pelas cinebiografias de Steve Jobs, a visão de Mike Judge sobre Silicon Valley e… a entrada da AMC, das cultuadas Breaking Bad, Mad Men e The Walking Dead, na cena.

Halt and Catch Fire estreou dia 1º, mas o capítulo de estreia, “I/O”, foi liberado online antes – vocês sabem, para criar buzz, hype e essas coisas todas.

halt-and-catch-fire

Resumindo muito o script, a série se passa no Texas de 1983, onde o vendedor egresso da IBM Joe McMillan (Lee Pace, de Pushing Daisies) e o brilhante engenheiro Gordon Clark (Scoot McNairy, de Argo) se juntam para fazer o primeiro clone do PC, evocando os tag teams mais conhecidos da história da computação (Hewlett/Packard, Jobs/Woz, Allen/Gates), e que não existiu nos dois fabricantes de PC mais representativos da primeira geração (Compaq e Dell). Os temperos da AMC são dados pela engenheira recém-formada Cameron Howe (Mackenzie Davies) e o que se espera de uma série da AMC (tem uma cena de sexo antes dos 6 minutos).

A parte técnica está muito bem feita, começando pelo próprio início do episódio, explicando a expressão Halt and Catch Fire; o ápice da parte técnica acontece quando Clark explica a McMillan que a maioria dos computadores usavam peças disponíveis no mercado e a única coisa realmente proprietária da IBM no PC era a ROM BIOS, ao que se segue uma longa cena de desoldagem e debug.

A parte da ambientação nos anos 80 também começou muito bem; carros, cabelos, pinballs, Star Wars, brinquedos e computadores da época.

A parte do drama gera uma expectativa forte para o futuro: neste primeiro episódio a ação centra em torno da alma conturbada de Gordon Clark, sua crise com a esposa Donna (Kelly Bishé), que foi parceira dele num projeto fracassado de computadores nos anos 70, e de como McMillan “acende o fogo”.

É só o primeiro de dez episódios, e existe muito espaço pro drama deixar a parte técnica para trás. Mas este primeiro episódio de Halt and Catch Fire promete muito: uma série sobre tecnologia e computadores que não seja engraçada nem uma paródia.

Mais informações no IMDB e na Wikipedia.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.